Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Ônibus recusam embarque de jovem autista e cão de serviço em Brasília

Jovem autista usa cão de serviço para auxiliá-lo nas atividades. Ele disse que 3 ônibus recusaram parar para que ele e o cachorro entrassem

Divulgação/Arquivo pessoal

O jovem autista Arthur Skyler Santana de Franca, 22 anos, disse que três ônibus recusaram seu embarque com Atlas, cão que o auxilia nas atividades do dia a dia. O caso ocorreu por volta das 21h30 de domingo (20/3), em uma parada de ônibus nas proximidades da Torre de TV, em Brasília.

Arthur disse que se revolta por não poder transitar pela cidade “como uma pessoa qualquer faria”. “Autista também é gente, autista também precisa de acessibilidade, de tecnologia assistiva e ter seus direitos garantidos”, afirmou.

Segundo o rapaz, Atlas o “ajuda em crises, alertando antes ou agindo durante elas”: “Pode também me guiar fora de locais, caso eu esteja sobrecarregado, buscar remédios e abrir portas”.

Arthur e Atlas também tiveram dificuldade para utilizar outros transportes. O jovem autista entrou na Justiça para obter autorização a fim de embarcar junto a seu cão de serviço em um voo com destino a São Paulo.

Em novembro do ano passado, o rapaz e o cachorro foram barrados por agentes de segurança em um dos terminais do Metrô-DF.

Em relação à recusa dos ônibus, o jovem pretende entrar na Justiça, representado pela advogada Patrícia Silva. “Novamente, o transporte público decepciona e ignora os passageiros que estão acompanhados de seus cães de assistência em um ponto de ônibus em região central da cidade. Quando veremos os direitos e dignidade das pessoas com deficiência respeitados, como lei que já existe, e com conscientização?”, questionou a advogada.

Fonte - Metrópoles

Nenhum comentário




Latest Articles