Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


CIDADES - Dr. Alceu volta a ser administrador da Estrutural pela terceira vez


Com a saída de Diones Rodrigues Arruda que comandou o executivo da cidade por apenas 8 dias, Alceu Prestes de Mattos volta a administrar a Estrutural após negociação entre o presidente da CLDF, Rafael Prudente-MDB e o governador Ibaneis Rocha.

Por Celso Alonso de Araújo

Alceu Prestes - Foto Agência Satélite

O perito da policial civil recebeu novamente a missão de administrar uma das cidades mais carentes do Distrito Federal. Ele foi nomeado administrador do SCIA/Estrutural após negociação entre o presidente da CLDF e o chefe do executivo.

Alceu fez parte da transformação da então invasão em cidade satélite, ainda na gestão do saudoso governador Joaquim Roriz. Na época foi nomeado Chefe de Gabinete do primeiro administrador daquela RA, Mario André Machado Carvalho. Depois retornou à cidade na condição de administrador, já no governo de José Roberto Arruda.

Na sua primeira passagem pelo órgão a convite de Roriz, Alceu se destacou por ser linha dura e solucionar de forma imediata os problemas da comunidade. “Teve uma vez que precisei de um caminhão de entulho para tapar a minha fossa e após vários pedidos sem resposta me pediram para procurar o Dr. Alceu e ao falar com ele, voltei para a minha casa, dentro da boleia do caminhão com o entulho necessário não somente para tapar a minha fossa e sim para aterrar parte do meu lote. Sou muito grata a ele”, lembrou a dona de casa Maria Tereza Gomes.

Ainda na primeira gestão administrativa da cidade, Alceu foi o grande responsável pelas obras “paliativas”, aonde foi implantado uma grande força tarefa para abertura, desobstrução e limpeza de ruas, contenção de erosões, bem como na prevenção de novas invasões. “Quando eles vieram para cá, ficamos meio que receosos devido serem policiais, mas em pouco tempo o Dr. Alceu mostrou que o cargo de ‘polícia’ era apenas um título a não ser usado aqui, e mostrou que a sua equipe veio para botar ordem na cidade e garantir a melhoria de vida de todos os moradores da cidade recém criada. Se hoje a Estrutural é esta cidade linda e maravilhosa, creditamos uma parte da conquista ao Dr. Alceu, que apesar de vir com a missão de atuar como técnico, se mostrou um grande gestor, deixando sua marca positiva para a população. O seu retorno ao comando da nossa querida cidade nos deixa tranquilos de que seremos atendidos em nossas demandas. Parabéns ao governador Ibaneis e ao deputado Rafael Prudente pela excelente escolha”, enfatizou a líder comunitária Anelita Rodrigues.

Ainda de acordo com Anelita que é presidente da ONG Fênix e pioneira da cidade, na época em que a Estrutural foi comandada por Alceu, as coisas aconteciam. “Nós tivemos dois momentos aqui na Estrutural. O primeiro quando dependíamos de tudo e nada chegava e outro quando a cidade foi comandada pelas primeiras gestões, especialmente nas duas ocasiões em que o Dr. Alceu esteve à frente da Administração Regional. Sempre que precisávamos de roupas, cestas básicas, transporte e algum tipo de ajuda emergencial para algum morador, era só entrar em contato com a administração, que de imediato tinha um carro aqui na porta ou no local para solucionar o problema. Lembro de um fato que aconteceu na época em que as ruas estavam sendo asfaltadas e quando as maquinas passaram em algumas ruas e alguns barracos desabaram (aproximadamente 30). Solicitamos o apoio da administração e sem fazer perguntas o doutor Alceu determinou que uma equipe estivesse no local para avaliar os estragos e tão logo foi constatado o problema comandou um verdadeiro mutirão, entre a administração, empresários e os moradores, e no lugar onde existiam os barracos foram construídas casa de alvenaria para os moradores. Tudo isso sem onerar os cofres públicos. Então eu digo que, quando o trabalho é feito visando o bem comum e sem interesses pessoais, as coisas acontecem e isso aconteceu aqui na Estrutural, pois o Dr. Alceu se mostrou interessado em trabalhar em prol da comunidade. Acredito que se fossem colocados outros interesses à frente dessa situação específica, as coisas não teriam acontecido e muitas famílias não tinham até hoje um teto para morar”, enfatizou.

A segunda passagem de Alceu pela cidade, já no governo Arruda, se deu a pedido da maioria das lideranças locais em uma reunião com o então governador. Comenta-se que Arruda bastante chateado com os resultados negativos apresentados por gestores anteriormente indicados, deixou para a comunidade a escolha de um nome capaz de administrar a cidade. “Para a surpresa do então governador e sua equipe, o nome do Dr. Alceu foi aclamado naquela reunião, e olha que já fazia tempo que ele tinha saído e o seu nome não tinha sido sequer ventilado pela equipe do governador. Foi uma indicação espontânea”, disse o aposentado José Neto. Assim, não restou a Arruda atender ao clamor popular e tirar Alceu Prestes da Secretaria de Habitação, aonde ocupava o cargo de subsecretário e o reconduzi-lo à Administração Regional para o seu cargo máximo.

“Foi uma época boa, pois o Dr. Alceu fez pela cidade o que ninguém jamais havia feito. Ele trabalhou por todos e para todos e enfim, trouxe a sensação de segurança e liberdade para os moradores. Foi o período que mais notamos a presença da polícia aqui na Estrutural. Ele veio na hora certa, principalmente no momento em que as obras estavam chegando”, relatou o borracheiro José Ribamar da Silva Souza Filho, morador da cidade desde a época de invasão.

Diário Oficial noticiando a nomeação de Alceu Prestes

No GDF, Alceu Prestes já ocupou vários cargos de relevância. Foi chefe de gabinete da Administração Regional de Santa Maria por duas vezes, subsecretário de habitação, chefe de gabinete e administrador do SCIA/Estrutural, além de uma curta passagem pela diretoria do Metrô/DF.

Na Polícia Civil, o perito Alceu Prestes ocupou várias funções de chefia, entre as quais se destacou na função de diretor do Instituto de Identificação, quando instituiu o controle na emissão das carteiras de identidade. Além disso foi presidente da Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas da instituição.

Ele ainda fez parte da Agência Brasileira de Inteligência do Governo Federal e durante o período que esteve no órgão muito contribuiu para o aperfeiçoamento da segurança nacional.

De volta a Estrutural o conhecido administrador terá a missão de dar continuidade aos projetos do executivo e estreitar os laços entre as duas forças políticas do Distrito Federal junto à comunidade, tarefa fácil tendo em vista Alceu conhecer cada liderança, bem como entender dos problemas enfrentados pelos moradores.

Fonte - Agência Satélite

Nenhum comentário




Latest Articles