Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


NOVO GAMA - PREFEITURA REALIZA ENCONTRO REGIONAL SOBRE TERRITÓRIOS CRIATIVOS, EM NOVO GAMA


A Prefeitura Municipal de Novo Gama, por meio do SEBRAE-GO e das secretarias municipais, realizou, nesta segunda-feira (10), o Encontro Regional Sobre Territórios Criativos: Artesanato, Turismo e Gastronomia, na Câmara Municipal de Novo Gama. O evento iniciou às 14h e contou com palestras, exposição de artesanato e apresentações culturais.

De acordo com a Coordenadora do projeto de artesanato do Sebrae, o município foi escolhido para a realização do encontro por possuir, como representante, um mestre artesão conhecido nacional e internacionalmente.

“O entorno está em nosso projeto de artesanato do ano que vem, e por que escolhemos o Novo Gama? Porque nós temos o mestre Juão de Fibra e queremos que aqui seja uma cidade criativa e uma referência no artesanato. Queremos fomentar o artesanato e a economia criativa no município”.

Além de referência para muitos artistas, o artesão, Juão de Fibra, representa o País em exposições internacionais. Para o mestre, é importante que o artista saiba valorizar a arte produzida e que o município os incentive a crescer.

“Ver essa casa lotada só evidencia a força que nós, artesãos, temos. Nossa causa é muito sensível, então agradeço ao Prefeito por realizar esse primeiro encontro na cidade. Nesse dia, o Novo Gama recebe os municípios vizinhos para falar sobre artesanato. Isso é uma conquista muito grande! Nós precisamos nos unir para sermos respeitados, e persistir sempre".

Para o Secretário de Desporto, Lazer, Turismo e Cultura, Eliel Miranda, o apoio do Prefeito e das demais secretarias foi fundamental para que o evento pudesse ser realizado no município.

"Gratidão ao nosso Prefeito, em especial. Estamos aqui, em coletivo, não consigo realizar nada sem parceria; então somamos forças para realizar esse evento. O Juão é um marco da nossa cidade, o conheço há mais de 20 anos... Sabemos das dificuldades que encontram na vida de artesãos, mas estamos aqui para quebrar essas barreiras e ajudar vocês com o que for preciso”.

Durante o encontro, foram realizadas palestras sobre territórios criativos e rotas turísticas. A programação contou, também, com apresentações culturais e um bate papo sobre a Carteira do Artesão.

Segundo o palestrante, Décio Coutinho, a criatividade é um dos fatores principais para o desenvolvimento econômico de uma cidade, desse modo, é essencial investir nos artistas locais.

“As pessoas criativas geram novos negócios, é o novo modelo que está estabelecido no mundo. Para atrair pessoas criativas é preciso que o lugar seja interessante, assim, os cidadãos se tornam co-criadores, participando das ideias que impactam em sua cidade e criando um novo ambiente econômico com geração de novos empreendimentos”.

A moradora de Novo Gama, Carmem Carvalho, que trabalha com artesanato há mais de 30 anos, conta que achou a iniciativa interessante e uma forma de valorizar os artistas da região.

“Faço parte de um grupo que produz bonecas de pano para doar às crianças carentes. Nós reutilizamos retalhos e usamos a criatividade. É o lixo que vira luxo. Acho que o artesão tem pouco apoio e é muito desvalorizado, e ter alguém que divulgue e incentive o seu trabalho, o ajuda muito a crescer”.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Novo Gama, em parceria com o SEBRAE-GO, com apoio da Secretaria de Desporto, Lazer, Cultura e Turismo, Secretaria de Promoção Social e Cidadania, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Câmara Municipal de Vereadores.

Fonte - Relampago News

Nenhum comentário




Latest Articles