Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Ads Place


OBITUÁRIO - Cantora Astrud Gilberto, um dos maiores nomes da bossa nova, morre aos 83 anos

A artista teve sua morte anunciada na madrugada desta terça-feira (6)


Morre Astrud Gilberto — Foto: Instagram

A cantora brasileira Astrud Evangelina Weinert, mais conhecida como Astrud Gilberto, morreu aos 83 anos, na noite de segunda-feira (5). Quem divulgou a notícia foi sua neta e também cantora Sofia Gilberto em seu Instagram, na madrugada desta terça-feira (6), e confirmado pelo Instagram oficial de Astrud.

"Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor", começava o texto de Sofia.

"Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de “Garota de Ipanema” e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa. Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da bossa nova na maior parte do planeta. Astrud estará para sempre em nossos corações e neste momento temos que celebrar Astrud", ainda a publicação.

Um perfil dedicado à artista também emitiu uma nota de pesar sobre a morte de Astrud.

"Nota de pesar. É com profunda tristeza que viemos anunciar o falecimento da nossa amada e querida Astrud, que partiu na noite do dia 5 de junho de 2023. Nossas sinceras condolências à família, amigos e fãs neste momento difícil. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que ela deixou como legado", dizia o comunicado.

Trajetória

Astrud, que foi casada com o 'pai da bossa nova', João Gilberto (1931-2019), entre 1959 a 1964, com quem teve um filho, o músico João Marcelo Gilberto, de 63 anos, pai de Sofia com a produtora cultural e roteirista Adriana Magalhães.

Nascida em Salvador, Bahia, Astrud era filha de mãe brasileira com pai alemão. Ainda muito jovem, se tornou muito amiga de Nara Leão, outro grande nome da bossa nova.

Em 1960, Astrud engata na carreira musical e, em 1963, se muda com João para os Estados Unidos. Naquele ano, ela participa do lendário álbum Getz/Gilberto, uma parceria de João com o saxofonista Stan Getz, com arranjos de Tom Jobim. NO ano seguinte, ela e João se separam.

Em 1965, ela lança o seu primeiro álbum solo e nunca mais parou, com 18 álbuns de 1965 a 2003, quando sai The Diva Series, nos mais diversos idiomas, como inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

PREMIAÇÕES

Astrud ganhou o Grammy de Música do Ano em 1965 por Garota de Ipanema com Stan Getz. Em 1992, conquistou o Latin Jazz USA pelo conjunto de sua obra e faz parte do International Latin Music Hall of Fame desde 2002.

Por mais que ela não assumisse publicamente a aposentadoria, deixou os palcos em 2002 e morava nos Estados Unidos com os dois filhos: João Marcelo, de seu primeiro casamento, com João Gilberto, e Gregory, do segundo casamento.

Nos últimos anos de vida, Astrud dedicou-se às artes plásticas e também se tornou uma ativista em prol dos direitos dos animais.

Fonte - Portal Revista Quem

Nenhum comentário




Latest Articles