Imagem de G.C. por
Entre 10 e 11 de novembro, ação promoverá castração gratuita de cães e gatos. A primeira região a receber o projeto será Planaltina
Nos dias 10 e 11 de novembro, dois trailers e uma carreta começam a percorrer regiões do Distrito Federal para realizar a castração gratuita de cães e gatos. A iniciativa Castra-DF iniciará o agendamento para os pets passarem pelo procedimento.
A primeira região a receber o projeto será Planaltina. Um dos trailers do Castra-DF vai ficar fixo, pelos próximos dois meses, no Parque Ecológico Sucupira.
Serão oferecidas 1 mil vagas para a região, sendo 600 para cães e 400 para gatos. O cadastro para as cirurgias será realizado presencialmente nos dias 10 e 11 de novembro, a partir das 8h, até acabarem as vagas. O cadastro não garante a vaga e o resultado final com a lista dos contemplados e as datas das cirurgias, serão publicadas até 13 de novembro no site da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema-DF).
A iniciativa é da Subsecretaria de Proteção Animal (SUPAN) da Sema-DF. As cirurgias serão realizadas entre os dias 14 novembro e 30 de dezembro, de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Poderá ser agendado um animal por CPF e o cadastro é exclusivo para moradores do Distrito Federal. O projeto Castra-DF, que é uma iniciativa do deputado Daniel Donizet (MDB), ficará até dezembro em Planaltina e, logo em seguida, seguirá para outra região administrativa a ser divulgada em breve pela SEMA.
Cirurgias e grupos de animais
No dia marcado para a cirurgia, o pet irá passar por exames, de sangue e cardiológico, para verificar sua saúde. Não haverá custo para o tutor. Caso o pet esteja apto, ele será submetido ao procedimento. Porém, se for detectado qualquer problema de saúde, a castração será cancelada e o tutor, orientado a procurar o Hospital Veterinário Público ou médico-veterinário de sua preferência.
Outra novidade do Castra-DF é a castração gratuita de animais que estão sob a tutela de ONGs e protetores independentes. Haverá atendimento de grandes plantéis, ou seja, grupos de mais de 10 animais.
A previsão é que essa unidade móvel comece a rodar o DF a partir de 13 de novembro, indo de casa em casa, para castrar os cães e gatos já cadastrados e vistoriados pelo Projeto de Grandes Plantéis da SEMA. Serão 25 castrações por dia, em média. A ONG ou protetor independente que possui mais dez animais e que ainda não tem o cadastro na SEMA poderá fazê-lo pelo site da secretaria.
Carreta profissionalizante
O Castra-DF também vai contar com uma carreta que vai levar para a população cursos profissionalizantes na área pet. Serão oferecidos cursos de banho, tosa, estética de pets, administração e gestão de pet shops, hospedagem de pets, confeitaria para pets, cuidador e passeador de cães.
Os cursos serão ministrados presencialmente e transmitidos ao vivo pela plataforma do YouTube. Moradores do DF que tiverem interesse em participar poderão se cadastrar, a partir do dia 6 de novembro, presencialmente, no Parque Sucupira, em Planaltina. A capacitação está prevista para começar no dia 20 de novembro.
Serviço
Cadastro Presencial
Parque Ecológico Sucupira – Planaltina/DF
10/11 – sexta-feira, das 8h às 14h (ou até acabarem as vagas) - 150 vagas para cachorros machos/ 150 vagas para cadelas/ 100 vagas para gatos/ 100 vagas para gatas
11/11- sábado, das 8h às 14h (ou até acabarem as vagas) - 150 vagas para cachorros machos/ 150 vagas para cadelas/ 100 vagas para Gatos/ 100 vagas para gatas
Por Samara Schwingel - Metrópoles
Nenhum comentário
Postar um comentário