Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


JANEIRO BRANCO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL

 


No Brasil, todo mês há uma pauta social para a conscientização da população sobre determinados assuntos. Em janeiro, o foco é a conscientização da saúde mental e emocional, que visa alertar para os cuidados, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

A campanha Janeiro Branco é uma iniciativa brasileira que visa promover a conscientização sobre a saúde mental. O projeto nasceu em 2014 e foi idealizado por psicólogos em Uberlândia, Minas Gerais. À princípio, esses profissionais abordavam pessoas na rua dando pequenas palestras sobre saúde mental para criar uma cultura sobre o tema.

O objetivo central da campanha é encorajar a discussão sobre a saúde mental na sociedade, desmistificar questões relacionadas a transtornos mentais e incentivar a busca por ajuda e tratamento adequado.

Discutir a saúde mental no Brasil é crucial devido ao aumento significativo de casos de transtornos mentais e ao estigma ainda existente. As pressões sociais, econômicas e culturais frequentemente contribuem para o surgimento ou agravamento de problemas psicológicos.

De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar que permite ao indivíduo usar suas habilidades pessoais, enfrentar os estresses cotidianos, trabalhar produtivamente e contribuir para sua comunidade.

Nenhum comentário




Latest Articles