Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Deputados aprovam e Caesb vai tomar empréstimo de US$ 100 mi no BID

Caesb pediu autorização da CLDF para tomar empréstimo de 100 milhões de dólares junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)


Michael Melo/ Metrópoles

Os deputados distritais aprovaram e a Caesb vai tomar um empréstimo de US$ 100 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O crédito externo consta no Projeto de Lei nº 973/2024, aprovado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta terça-feira (12/3).

O texto autoriza o Poder Executivo a prestar contragarantia à garantia oferecida pela União para a operação de crédito de 100 milhões de dólares. Na justificativa do texto, a Caesb cita que o valor será usado para o Programa de Saneamento Ambiental, que vai permitir “a implementação de um conjunto de ações, tendo por objetivo geral minimizar os impactos socioambientais e contribuir para melhoria da qualidade de vida da população, por meio da ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário”.

Entre as ações de melhoria dos sistemas operacionais da Caesb, serão contemplados os sistemas produtores de água, tratamento e transporte de esgoto, automação, controle operacional das unidades, controle de perdas e fortalecimento institucional em praticamente todas as áreas do DF.

“Um programa dessa envergadura, como foco na modernização e recuperação do sistema operacional e com a proposta de melhoria ambiental de longo prazo requer altos investimentos e necessita de uma estruturação para atendimento gradual das necessidades e para garantia da sustentabilidade financeira da empresa. Desta maneira, a única forma de viabilizar o conjunto de ações previsto neste programa, de importância estratégica para a Caesb, é através da concessão do empréstimo.”

O projeto foi aprovado de forma unânime. Chico Vigilante (PT) esteve em reuniões com a Companhia e ressaltou a necessidade do crédito. “Com esse projeto, poderemos levar água, esse líquido precioso, para milhares de moradores do DF que ainda não têm água tratada, como a Chácara Santa Luzia, na Estrutural, no Sol Nascente, no Pôr do Sol.”

Nenhum comentário




Latest Articles