Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Troca da Bandeira Nacional integra homenagens ao aniversário de Brasília

Cerimônia ocorre no primeiro domingo de cada mês, mas foi alterada excepcionalmente em abril por conta das homenagens ao aniversário da capital. Moradores da capital e turistas prestigiaram o evento

Redação Jornal de Brasília

O governador Ibaneis Rocha acompanhou a cerimônia ao lado da primeira-dama Mayara Noronha Rocha e do filho Matheus | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

A manhã ensolarada do aniversário de Brasília, neste domingo (21), começou com a cerimônia de Troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes. A solenidade é uma das maiores expressões do turismo cívico do país e, este mês, integra as homenagens aos 64 anos da capital.

O governador Ibaneis Rocha chegou ao evento por volta das 9h, acompanhado da esposa, a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, e do filho Matheus. A cerimônia militar ocorre no primeiro domingo de cada mês, porém, excepcionalmente em abril, a data foi alterada para coincidir com as festividades do aniversário de Brasília.

O evento é realizado de forma intercalada pelo Exército Brasileiro, pela Marinha do Brasil, pela Força Aérea Brasileira e pela Casa Militar do Distrito Federal. Neste domingo, a troca foi organizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), e conduzida pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e pela Polícia Militar do DF (PMDF).

“Fazer essa troca tão emblemática, tão importante, um símbolo para o nosso país, no dia do aniversário de Brasília é muito importante para a PMDF e para o Corpo de Bombeiros, que está aqui com todas essas autoridades”, celebra a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka.

A Bandeira Nacional hasteada no coração de Brasília tem 286 m² e fica a 100 metros do chão, fixada em local de destaque. É considerada o símbolo mais importante da nação, e ostenta, na base do mastro, a inscrição: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.

Experiência cívica


A catarinense Rosilene Oliveira ficou encantada com a receptividade encontrada em Brasília

A catarinense Rosilene Oliveira, de 70 anos, acompanhou a solenidade pela primeira vez neste domingo, acompanhada da família. “É uma cerimônia muito bonita e cívica. Nós, como brasileiros, estamos muito orgulhosos de estarmos aqui presentes”, conta.

Esta é a primeira vez que a servidora aposentada visita o Distrito Federal. Segundo ela, a receptividade e a estrutura da capital chamam a atenção dos turistas. “Estou bem admirada com a estrutura da cidade, tudo muito bonito, muito estruturado. Muita limpeza, uma educação do pessoal para lidar com os turistas. Isso é uma coisa que me deixou bastante otimista para voltar outras vezes”.


Além da solenidade, o evento também contou com a exposição de viaturas da PMDF e do Corpo de Bombeiros. Carretas do Sesc-DF e do Senai-DF ofereceram serviços gratuitos para o público. Os pequenos também puderam aproveitar uma área kids, com direito a brinquedos infláveis.

No outro aniversário de Brasília, também viemos ver a troca da bandeira. Acho esse evento bem legal, porque é a comemoração do lugar que a gente mora”, conta.

A enfermeira Cleide dos Santos, 60, costuma acompanhar as cerimônias ao lado da filha Beatriz, de 18 anos, estudante do Colégio Militar Dom Pedro II. Ela é uma das alunas que desfilaram neste domingo. “Eu acompanho ela desde as primeiras trocas de bandeiras, e este é o último ano dela, por isso viemos prestigiá-la. É um evento lindo, mais importante ainda no aniversário de Brasília”.

Com informações da Agência Brasília

Nenhum comentário




Latest Articles