Por Luciano Lima
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e o cantor sertanejo Gusttavo Lima vão iniciar a pré-campanha à Presidência da República de 2026 com viagens por todo o Brasil.
De acordo com Caiado, a candidatura será pelo União Brasil e o lançamento será em Salvador. A data ainda não foi definida. Ainda não está certa a filiação de Gusttavo Lima no União Brasil, mas o governador de Goiás afirma que ele e o cantor estarão juntos mesmo que Lima resolva se filiar em outra legenda.
Outro burburinho que corre nos bastidores é a presença do influenciador digital Pablo Marçal neste pacote de negociações de Caiado e Gusttavo Lima para 2026. Só não sabemos como.
União Brasil precisa combinar com os “gregos e os goianos”
É muito importante fazer uma análise desta notícia. Primeiramente, de que lado vai ficar o União Brasil? O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse nessa quarta-feira (5) que “boa parte” do União Brasil defende o apoio da legenda à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que poderia inclusive trabalhar para indicar o vice.
Por outro lado, comenta-se nos bastidores que o presidente nacional da legenda, Antonio Rueda, teria confidenciado para muitos parlamentares, interlocutores e jornalistas a sua insatisfação com os rumos do governo Lula. Além disso, parte da bancada estaria disposta a abandonar a barca petista.
Só nos resta saber quem vai sair ou ficar no União Brasil. Quem está ministro não quer nem pensar em “largar o osso”.