Chefe do departamento médico deixa o clube um dia após divulgação de mensagem na qual dizia que De la Cruz tem "lesão crônica e irreparável"
Por Eric Faria, Letícia Marques e Raphael Zarko — Rio de Janeiro
José Luiz Runco não é mais chefe do departamento médico do Flamengo. Ele foi demitido nesta quarta-feira, um dia após o ge publicar a mensagem na qual ele afirmou em um grupo de WhatsApp que o meia De la Cruz tem uma "lesão crônica e irreparável".
A forma como Runco tratou o uruguaio na mensagem pegou muito mal no clube. Jogadores, integrantes da comissão técnica e dirigentes se irritaram com o conteúdo do texto do chefe do departamento médico compartilhado em um grupo com 71 integrantes.
— Prezado João. Boa tarde. Vou tentar passar a situação do De la Cruz. Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo. Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto a venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo. Atenciosamente — disse Runco na mensagem.
A informação foi inicialmente publicada pelo jornalista Bruno Castanha e confirmada pela reportagem do ge.
O estafe do uruguaio disse publicamente que faltou ética a Runco. Os empresário de De la Cruz estudam ainda processar o médico. Arrascaeta também saiu em defesa do meia, ao postar uma foto ao lado do companheiro de seleção uruguaia.
O médico demitido nesta quarta era a aposta do presidente Bap para o DM desde a campanha eleitoral do clube no ano passado. Ele assumiu a chefia do setor com a entrada da nova gestão, em dezembro de 2024.
Ao assumir a área, Runco demitiu quase 40 pessoas em janeiro. Ele é desafeto declarado de seu antecessor no cargo, Márcio Tannure.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/D/7/R94ODRRUOyEKm3smbo8Q/imagem-do-whatsapp-de-2025-07-22-a-s-19.42.30-66dadb89.jpg)
Runco na reapresentação do Flamengo — Foto: Reprodução