Objetivo foi conhecer modelo de reinserção social por meio do trabalho de reeducandos, que atuam na produção de roupas, móveis e blocos de concreto
O prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinícius, acompanhado do vice-prefeito Waguinho, realizou nesta quinta-feira (7) uma visita técnica ao complexo industrial do sistema prisional de Aparecida de Goiânia. A iniciativa teve como objetivo conhecer de perto a estrutura e o funcionamento das indústrias que operam dentro das unidades prisionais com mão de obra de reeducandos.
Durante a visita, os gestores acompanharam o trabalho de cerca de 50 pessoas privadas de liberdade — homens e mulheres — que atuam em atividades como confecção de roupas, fabricação de móveis e produção de blocos de concreto e outros materiais de construção. O modelo faz parte de um programa de ressocialização que alia capacitação profissional à geração de renda para os internos.
Valparaíso já possui parceria com a Polícia Penal voltada à zeladoria urbana e estuda agora a ampliação da cooperação, com foco inicial na infraestrutura. A ideia é avaliar a viabilidade de utilizar blocos de concreto produzidos por reeducandos em obras públicas do município.
"A proposta da visita foi justamente entender o funcionamento da estrutura e avaliar de que forma esse modelo pode ser aplicado com eficiência em Valparaíso", afirmou o prefeito Marcus Vinícius.
A iniciativa está alinhada ao compromisso da atual gestão com políticas de reinserção social, uso eficiente de recursos públicos e fortalecimento de parcerias institucionais que promovam o desenvolvimento do município e a valorização da dignidade humana.