Comunicado foi afixado nos elevadores do Condomínio Antares I e lista uma série de proibições consideradas inusitadas pelos moradores
Imagem cedida ao Metrópoles

Um comunicado afixado nos elevadores do Condomínio Antares I, no Sudoeste, chamou a atenção dos moradores ao listar uma série de proibições consideradas inusitadas, determinadas pela síndica do edifício.
O aviso, intitulado “Respeito”, teria como propósito promover uma “convivência harmoniosa” entre os residentes, especialmente durante o período noturno.
Entre as ações vetadas no horário das 22h às 8h estão: andar de salto alto “toc toc”, brigas, deixar objetos cair, bebedeiras com amigos e namoro com gritos, urros e gemidos altos.
O aviso gerou reações diversas entre os moradores, que relataram à reportagem terem recebido a mensagem com humor. Segundo relatos, o comunicado virou motivo de risadas e piadas nos grupos de mensagens do condomínio.
De acordo com o aviso da síndica, as medidas foram impostas por não haver um bom isolamento acústico das unidades residenciais. “Muitas de nossas atividades acabam por ecoar no condomínio”, justifica no documento.
Além das proibições, o documento reforça que qualquer perturbação ao silêncio no período estabelecido será passível de penalidades previstas na convenção condominial.
A reportagem procurou a administração do Antares I. Em nota, o condomínio afirma que o comunicado “foi elaborado em formato visual e ilustrativo em razão de que os avisos tradicionais anteriormente divulgados, na maioria das vezes, não vinham sendo devidamente lidos pelos moradores”.
A administração acrescenta que “nos últimos meses, foi registrado um aumento expressivo nas reclamações relacionadas à perturbação do sossego, especialmente em horários inapropriados”.
“Diante desse cenário, optou-se por um modelo de comunicação mais direto e de fácil assimilação. O comunicado supramencionado não tem intenção de ofender ninguém, apenas de alertar e reforçar as normas de convivência previstas na Convenção do Condomínio.”
A nota afirma ainda que “o objetivo principal é promover a harmonia entre os moradores, garantindo um ambiente tranquilo, seguro e agradável para que todos possam repousar tranquilamente em seu lar”.