Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CLDF - MACHISMO NÃO

DF voltará a ter a maior pista de automobilismo do país

 Reativação do Autódromo de Brasília devolve à capital um traçado de 5,3 km, maior que o de Interlagos



Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, está prestes a reabrir após quase 12 anos fechado e volta com um título importante. Com 5.384 metros de extensão, o circuito será novamente a maior pista de automobilismo em atividade no Brasil, superando o tradicional Autódromo de Interlagos, em São Paulo, que recebe o GP do Brasil de Fórmula 1 desde 1990.

O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 60 milhões para modernizar a pista, mantendo o traçado clássico, mas adaptando tudo aos padrões atuais de segurança exigidos pelas federações internacionais de automobilismo (FIA) e motociclismo (FIM).

Conheça os principais circuitos do país

Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) – São Paulo
Principal palco do automobilismo brasileiro. Inaugurado em 1940, recebe o GP do Brasil de Fórmula 1 desde 1972
Autódromo Internacional de Goiânia – Goiás
Construído nos anos 1970, sedia etapas importantes da Stock Car e outras categorias de alto desempenho.
Autódromo Zilmar Beux (Cascavel) – Paraná
Criada em 1967, a corrida reúne carros de turismo e é considerada uma das competições mais tradicionais do automobilismo brasileiro.
Autódromo Velocitta – São Paulo
Inaugurado em 2012 em Mogi Guaçu. Possui vários traçados homologados pela FIA e se tornou parada obrigatória das principais categorias nacionais.
Autódromo Internacional de Tarumã – Rio Grande do Sul
A pista começou a ser construída no fim da década de 1960, impulsionada por pilotos e entusiastas gaúchos que queriam um circuito permanente no estado.

O novo traçado mantém a essência da pista original, mas ganhou atualizações que aumentam a segurança e a velocidade. São 16 curvas — nove para a direita e sete para a esquerda — distribuídas em seis possíveis configurações, o que permite diferentes tipos de prova. A largura da pista, que varia entre 14 e 15 metros, facilita ultrapassagens.

As retas também chamam atenção. A maior delas tem 803 metros; a de largada, 614; e a oposta, 502 metros. A Curva 1, de alta velocidade, ganhou cinco graus de inclinação, permitindo uma entrada mais rápida dos carros.

“Além do traçado antigo, criamos novos layouts. A curva da reta agora tem cinco graus de inclinação, algo único no Brasil”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. O banco é responsável pela administração do autódromo desde 2022, por meio de concessão da Terracap válida por 30 anos.

Outro destaque é a boa visibilidade: das arquibancadas, o público consegue acompanhar quase todo o circuito. A localização central, perto de hotéis, shoppings e transporte público, também facilita a realização de grandes eventos.

Latest Articles