Por Celso Alonso
Valparaíso de Goiás deu um passo histórico na educação infantil nesta terça-feira (11), ao assinar o termo de adesão para a implantação da Central de Vagas em Creche. A cerimônia foi realizada na sede da Defensoria Pública do Estado de Goiás e marcou a transformação do município no primeiro de Goiás – e um dos pioneiros do país – a adotar oficialmente o sistema, ao lado do Estado de Rondônia.
A ferramenta vai reorganizar o processo de distribuição de vagas nas unidades de educação infantil, garantindo mais transparência, controle, equidade e planejamento na oferta de atendimento às crianças. O novo modelo permitirá ao município acompanhar de forma centralizada a demanda, evitando distorções, oferecendo igualdade de acesso e fortalecendo a gestão pública.
A solenidade reuniu autoridades municipais e estaduais, entre elas o prefeito Marcus Vinicius; a secretária de Educação, Maria Rita; o secretário de Entorno, Pábio Mossoró; a deputada estadual Dra. Zeli; o coordenador do Grupo de Atuação Estratégica da Defensoria Pública (GAEP), Dr. João Pedro; e o Defensor Público-Geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes.
Durante a cerimônia, o coordenador do GAEP, Dr. João Pedro, celebrou o pioneirismo da iniciativa. “Parabenizo, portanto, o município de Valparaíso por inaugurar esse caminho e que este piloto inspire muitos outros municípios goianos a seguir pelo mesmo rumo, da eficiência, transparência e prioridade absoluta às nossas crianças”, afirmou.
O prefeito Marcus Vinicius destacou que a adesão reflete o compromisso da administração com a modernização e a boa gestão dos serviços públicos.
“Valparaíso tem sido destaque na adoção de medidas para que a gente promova políticas públicas que adotem principalmente a transparência e a modernização dos processos. E essa política pública que nós estamos construindo aqui hoje, sem dúvida, vai garantir um acesso mais fácil, mais transparente e vai fazer com que o município possa planejar as próximas vagas e a ampliação do nosso sistema de ensino”, afirmou.
Já o Defensor Público-Geral, Tiago Gregório Fernandes, pontuou que o novo mecanismo deve contribuir para reduzir a judicialização de demandas relacionadas ao acesso à creche. “A Central de Vagas em Creche tem o potencial de diminuir significativamente a judicialização desse direito. Enalteço a parceria e o apoio da Secretaria de Estado da Educação, a SEDUC. Pensamos no desenvolvimento de um sistema e na expectativa de que ele venha a ser compartilhado com todos os municípios do estado, fortalecendo o acesso à justiça e promovendo a equidade”, avaliou.
A implementação coloca Valparaíso em posição de vanguarda no Estado, consolidando o compromisso da gestão municipal com a transparência, a eficiência administrativa e o atendimento humanizado à infância. A partir desta nova ferramenta, o município irá aprimorar o planejamento da rede de ensino, garantindo mais segurança institucional, justiça social e atendimento qualificado às famílias valparaisenses.
