Por Carlos Ramos
Novorizontino faz história e impõe maior derrota da Era Abel Ferreira no Palmeiras© Pedro Zacchi/Ag.Paulistão
A noite foi histórica no Jorge Ismael de Biasi. O placar já diz tudo: o Novorizontino fez 4 a 0 no Palmeiras, em um resultado memorável para as duas equipes, cada qual com sua ótica, e também para o técnico Abel Ferreira.
Para o Tigre do Vale, o placar marcou a maior vitória da história do clube na história do Paulistão. O 4 a 0 já havia sido resultado favorável para a equipe contra Ituano em 2021 e Água Santa em 2016.
Em dez participações no Campeonato Paulista, todas de 2016 para cá, o Novorizontino conseguiu a melhor campanha em 2024, eliminado apenas na semifinal. Na atual edição, o time está na vice-liderança, com três vitórias em quatro jogos e os mesmos nove pontos de Palmeiras e Bragantino.
Derrota marcante para Abel e para o Palmeiras
A goleada foi a mais dura derrota da passagem de Abel Ferreira no Palmeiras. O português havia perdido no máximo por três gols de diferença, para Flamengo, Fortaleza e LDU.
"É um golpe duro é talvez a minha maior derrota desde que estou aqui. Vou acabar como comecei essa entrevista: quando somos uma equipe competitiva, estamos preparados para ganhar de todas as equipes do mundo. Quando somos uma equipe que não compete, como foi hoje, nem se mobiliza mentalmente, podemos perder para uma equipe da quinta divisão. Mas não posso mentir que é um golpe duro", disse Abel após a partida.
Foi a segunda derrota mais dura da carreira de Abel. Pelo mesma diferença de quatro gols, mas levando seis, o treinador perdeu para o Benfica, como técnico do Braga, em 2018.
No Paulistão, Abel tem um aproveitamento superior a 70%. Na primeira fase, perdeu apenas dois dos últimos 55 jogos... Ambos para o Novorizontino. Há quase um ano, o Tigre do Vale venceu o Verdão por 2 a 1. Robson, autor de hat-trick nesta noite, também deixou o dele naquele dia.
A última derrota por quatro gols de diferença do Palmeiras foi em 2015, para a Chapecoense, por 5 a 1. No Paulistão, foi uma goleada sofrida para o Mirassol, por 6 a 2, em 2013. Curiosamente, Camilo esteve em campo e marcou gol nos dois jogos. Outro carrasco em dose dupla...
No Paulistão 2026, o Palmeiras segue entre os líderes, com os mesmos nove pontos de Novorizontino e Bragantino. No fim de semana, o time de Abel Ferreira faz o clássico contra o São Paulo.
