Causa da morte foi confirmada pelo Instituto Nossa Senhora do Carmo, hospital que atendeu o menino, que morava em Prados, no Campo das Vertentes. Sepultamento aconteceu no fim da manhã desta quinta-feira (19).
Por g1 Zona da Mata, TV Integração — Barroso
Uma criança de três anos morreu engasgada com um pirulito na noite de quarta-feira (18).
A informação foi confirmada pelo Instituto Nossa Senhora do Carmo, em Barroso, hospital que atendeu o menino.
Segundo a unidade de saúde, os pais levaram o filho ao Pronto-Atendimento, mas ele já chegou inconsciente e com suspeita de parada cardiorrespiratória.
O corpo da criança foi sepultado no fim da manhã desta quinta-feira (19), no Cemitério de Pitangueiras.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/A/N/MUF8lBQbijB0Oxc7BZ2w/foto-ok-agora.jpg)
Instituto Nossa Senhora do Carmo, em Barroso — Foto: Barroso em Dia/Reprodução
Uma criança de três anos morreu engasgada com um pirulito na noite de quarta-feira (18) no interior de Minas Gerais. A informação foi confirmada pelo Instituto Nossa Senhora do Carmo, em Barroso, hospital que atendeu o menino, que morava no distrito de Pitangueiras, na cidade vizinha de Prados, no Campo das Vertentes.
Segundo a unidade de saúde, os pais levaram o filho ao Pronto-Atendimento, mas ele já chegou inconsciente e com suspeita de parada cardiorrespiratória. A distância entre a comunidade rural e a unidade de saúde é de cerca de 17 km.
O hospital informou que o paciente foi levado à Sala Vermelha, onde recebeu atendimento da equipe assistencial, composta por dois médicos generalistas e um pediatra, mas não resistiu.
“Apesar dos protocolos de emergência e das medidas de suporte avançado, o quadro não foi revertido, a criança não resistiu e morreu”, informou o hospital em nota divulgada nas redes sociais.
Outros detalhes sobre como o menino se engasgou não foram informados. O corpo da criança foi sepultado no fim da manhã desta quinta-feira (19), no Cemitério de Pitangueiras.
Saiba como agir em casos de engasgo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/g/B/QmpXliTDGBp8RrC4DEcw/1761577212459616.jpg)
Desengasgo de bebês — Foto: Reprodução/AHA
O engasgo acontece quando alimentos ou objetos bloqueiam o caminho da respiração. Confira o passo a passo para realizar a manobra de salvamento:
👶 Bebês (até 1 ano)
Verifique os sinais: O bebê não consegue tossir, chorar ou respirar, e pode mudar de cor.
Posição: Apoie-o de bruços sobre o antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo.
Pancadas: Dê cinco pancadas firmes nas costas, entre as escápulas.
Compressões: Vire o bebê de barriga para cima e faça cinco compressões no centro do peito com dois dedos.
Atenção: Nunca coloque os dedos na boca se não vir o objeto. Se o bebê desmaiar, inicie a reanimação (RCP).
👧 Crianças maiores de 1 ano e adultos
Posicione-se atrás da vítima e feche o punho acima do umbigo.
Segure o punho com a outra mão e comprima com força para dentro e para cima.
Alterne com pancadas nas costas até que o objeto seja expelido ou a pessoa perca a consciência.
⚠️ Importante: Sempre acione o Samu (192) ou o Corpo de Bombeiros (193) imediatamente ao identificar um caso de engasgo.
