Por questões de segurança, o ICMBio determinou o fechamento das piscinas até a conclusão das obras de recuperação da estrutura
Divulgação/ICMBio

As últimas chuvas intensas registradas no Distrito Federal comprometeram a estrutura de pedra das piscinas Areal e Pedreira, do Parque Nacional de Brasília. Após uma avaliação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no local, foi identificado que parte da construção do sistema de escoamento cedeu e buracos surgiram no deck.
Em virtude disso, o ICMBio definiu que, por questões de segurança, as piscinas permanecerão fechadas até o final das obras de recuperação da estrutura, sem prazo para a conclusão.
De acordo com a equipe de engenharia do instituto, o laudo técnico atestou a impossibilidade de atender os banhistas com segurança.
O laudo também apontou:
- A presença de infiltrações em pisos e paredes;
- Falhas no sistema de vedação das piscinas;
- Erosão no solo;
- Comprometimento na fixação das pedras;
- Desbarrancamento de áreas específicas e problemas de drenagem – caracterizando comprometimento das estruturas.
Segundo o instituto, há risco iminente de ruptura na piscina Pedreira.
“O próximo passo será uma avaliação técnica detalhada com levantamento de todas as intervenções necessárias para posterior lançamento de licitação exclusiva para obras estruturais nas piscinas, já que a situação pede uma intervenção com resultados duradouros e não apenas manutenção”, explicou o ICMBio.
