Prefeito de Valparaíso defende união regional para fortalecer atendimento e reduzir pressão sobre unidades de saúde do Entorno
A declaração do prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinícius, durante vistoria realizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, demonstrou a necessidade de integração entre os municípios do Entorno e o Distrito Federal para melhorar o atendimento na rede pública de saúde.
Ao comentar o aumento da demanda enfrentada pela unidade, o prefeito destacou que a cidade tem acolhido diariamente pacientes de outras regiões, principalmente do DF, situação que acaba impactando diretamente no tempo de espera e na capacidade operacional da rede municipal.
“Quando a gente atende a pessoa de fora, 30%, se vocês fossem esperar 1 hora pelo atendimento, vão esperar 1h20. Os prefeitos da região e o de Brasília, cada um precisa fazer a sua parte. Todo dia vem gente do Gama, Santa Maria, e lá não atende ninguém”, afirmou Marcus Vinícius durante a visita à unidade.
A fala do gestor foi interpretada como um chamado à cooperação regional diante do crescimento acelerado da população no Entorno. Nos últimos anos, cidades da região passaram a enfrentar aumento significativo na procura por atendimentos médicos, sem que a estrutura hospitalar acompanhasse a mesma velocidade de expansão.
Mesmo diante da alta demanda, a gestão municipal reforçou que os atendimentos seguem sendo realizados normalmente, inclusive para pacientes vindos de cidades vizinhas. O prefeito ressaltou que a intenção é chamar atenção para a necessidade de investimentos compartilhados e fortalecimento da rede regional de saúde.
“Valparaíso continuará atendendo toda população que busca a nossa rede de saúde, mas é preciso reconhecer que o crescimento do Entorno exige união entre os municípios e apoio maior dos governos estadual e federal. A saúde não tem fronteiras, e os desafios enfrentados por uma cidade acabam impactando toda a região”, declarou o prefeito.
O cenário exige soluções integradas, como criação de consórcios intermunicipais, ampliação das unidades hospitalares e fortalecimento das UPAs em toda a região do Entorno. A cooperação entre os municípios poderá reduzir a sobrecarga nas unidades e melhorar o acesso da população ao SUS.
Entre moradores, o entendimento é de que a discussão sobre o tema saúde pública precisa resultar em ações práticas e investimentos permanentes, garantindo atendimento mais rápido, descentralizado e eficiente para toda a população da região.
Veja:
