Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Psiquiatria de Novo Gama é referência em atendimento


Everaldo cria o Centro de Psiquiátrico da Secretaria de Saúde amplia atendimentos em saúde mental em Novo Gama, e oferece tratamento para casos como distúrbios de ansiedade e pânico, esquizofrenia se tornando referência

Novo Gama – Quando assumiu a gestão municipal, Everaldo inaugurou o Centro de Referência em Saúde Mental. O centro é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do município que a muito anos tinha dificuldades no atendimento de pessoas que necessitavam de acompanhamento com profissionais da área, sendo que muitas vezes, os pacientes não encontravam tratamento adequado devido a superlotação em unidades de saúde de cidades vizinhas, principalmente as do DF.
Coordenado por Francisca Fernandes Silva, popularmente conhecida por Chiquinha, o centro presta aproximadamente 640 atendimentos por mês, oferecendo ainda acompanhamento com endocrinologistas, psicólogos, além de três médicos psiquiatras.
Conta a coordenadora que o mais gratificante é poder ver o ar de felicidade dos pacientes atendidos na unidade. Para isso, além do atendimento médico oferecido no local, na qualidade de voluntária, Chiquinha ainda realiza eventos que visam elevar a autoestima dos pacientes, através de cafés da manhã, almoços beneficentes, bazares, entre outros eventos, realizados sempre em datas comemorativas.
Para a realização dos eventos, Chiquinha conta com o apoio de uma equipe de voluntários que estão sempre dispostos a ajudar. No último evento realizado na sexta-feira (28), Chiquinha organizou um delicioso café da manhã regado a frutas, caldos e muitas outras guloseimas e teve a participação de aproximadamente quinhentas pessoas que deliciaram o reforçado lanche e ao final, ainda sobrou o suficiente para que muitos levasse um pouco para terminar de saborear em suas casas.
Chiquinha conta que gosta do que faz. “Todas as ações que realizo aqui no centro, são feitas com muito amor e pensando no bem estar de todos os nossos amigos que usufruem da nossa psiquiatria”, disse em tom de felicidade.
Com relação aos atendimentos do centro psiquiátrico, a unidade conta com três psiquiatras, um psicólogo e um endocrinologista. Algo inédito no município. “Só de pensar que antes não tínhamos sequer um profissional na cidade, hoje já contamos cinco, sendo que dois desse estão prestando atendimento no Lago Azul”, disse a coordenadora.
Além de atender os pacientes da cidade, o centro é procurado por pessoas que residem em cidade vizinhas, principalmente de Santa Maria. “São várias pessoas que nos procuram buscando atendimento, alegando que há muito tempo estão em filas de espera por atendimento. Todavia, a nossa prioridade são os moradores de Novo Gama.

De acordo com a coordenadora do Centro Psiquiátrico, a unidade já é referência em atendimento. “Já somos considerados referência no atendimento básico, tanto que em muitos casos outros municípios vizinhos que nos pedem parcerias para encaminhamento de paciente que esses locais não conseguem suprir. São atendidos no Centro Psiquiátrico casos encaminhados. As consultas precisaram ser agendadas nas unidades e os retornos serão marcados no centro, que funciona provisoriamente no Conjunto 1HI, Rua 01, Casa 08, Novo Gama. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.











Nenhum comentário




Latest Articles