Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Roriz é homenageado pelo 79 anos e recebe o Título de Cidadão Honorário de Brasília

A entrega do título de cidadão honorário de Brasília ao ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz começou em clima de campanha. Embora o evento estivesse marcado para as 15h, Roriz chegou ao Memorial JK às 15h40. No auditório lotado, muitas pessoas gritaram e choraram com a chegada dele. Acompanhado da mulher Weslian Roriz, das filhas e netos, o homenageado também ficou emocionado. Políticos de diversos partidos, até petistas como Wasny de Roure participam da celebração.

Governador Rodrigo Rollemberg, deputadas Celina Leão (PDT) e Liliane Roriz (PRTB), ex-governador Joaquim Roriz e ex-primeira dama Weslian Roriz, durante cerimônia no Memorial JK (Foto: Mateus Rodrigues/G1)

Falando com dificuldades e usando uma cadeira de rodas, Roriz fez um discurso breve e agradeceu à população de Brasília.

"Me sinto muito emocionado quando vejo essa casa, construída em homenagem a JK, cheia de gente. A emoção de me tornar cidadão de Brasília, essa cidade que me acolheu e que me permitiu viver os melhores momentos da minha vida. Não tenho muito o que falar. O que consegui realizar, os amigos que fiz ao longo dos anos, falam por mim", disse.


A cerimônia de concessão da "cidadania honorária" foi realizada no Memorial JK, prédio dedicado à memória do ex-presidente no Eixo Monumental. O espaço é administrado pela neta de Juscelino, Anna Christina Kubitschek. Ela é mulher do ex-governador e aliado de Roriz Paulo Octavio, que teria articulado a concessão do espaço.

Além de Paulo Octavio, a homenagem contou com a presença de aliados históricos de Joaquim Roriz que também compartilham histórico de acusações e condenações judiciais. A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB), o ex-deputado distrital Wigberto Tartuce (Vigão), o ex-senador Luiz Estevão e a ex-deputada federal Jaqueline Roriz (PMN), filha de Joaquim, participaram do evento.


"É uma homenagem justa, que eu acho que Brasília estava devendo pra ele, uma vez que ele foi governador com quatro mandatos. Ele deixou um legado muito importante de obras, de reforma urbana, e de um carinho muito especial pelos mais desfavorecidos", afirmou Abadia.


Eleita como vice-governadora de Roriz em 2002, assumiu o GDF por nove meses em 2006, quando o político deixou o cargo para se candidatar ao Senado. "Eu acho que a política está carente de lideranças. A gente sente o pulsar das ruas, uma necessidade muito grande de políticos que cheguem mais perto do povo", afirmou.

Jaqueline e Wesliane, filhas de Joaquim Roriz, e Joaquim Roriz Neto em cerimônia no Memorial JK (Foto: Mateus Rodrigues/G1)

Legado
Candidato derrotado por Rollemberg no segundo turno, em outubro, o médico Jofran Frejat (PR) também esteve na cerimônia. Sobrevivente da chapa impugnada de José Roberto Arruda, aliado de Roriz, Frejat defendeu o "legado" do ex-governador durante os debates eleitorais.

Para ele, a presença de Rollemberg na homenagem não causou estranheza. "Não se faz política com o fígado. São questões temporais, faz parte, acabou", disse Frejat. Ele afirmou que considera a homenagem "muito importante, até porque ele [Roriz] está numa fase difícil da vida.

Da história


Governador do Distrito Federal por quatro vezes, Joaquim Domingos Roriz recebeu nesta terça-feira (4) o título de cidadão honorário de Brasília. A homenagem foi feita pela CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) e foi proposta ainda no ano de 1999, pelo então deputado distrital José Rajão.

Dezesseis anos depois, o título foi entregue por requerimento do deputado Juarezão (PRTB), em solenidade no Memorial JK.

Da história

Joaquim Roriz nasceu em Luziânia (GO), cidade do Entorno do DF, no ano de 1936. Agropecuarista da região, exerceu cargos políticos desde a década de 70, de vereador da cidade a deputado estadual e deputado federal por Goiás.

Em 1988 foi indicado governador do Distrito Federal pelo então presidente da República José Sarney. Em 1990, foi ministro da Agricultura e Reforma Agrária do governo Fernando Collor.

Foi eleito governador do DF em três oportunidades, de 1991 a 1994, de 1999 a 2003 e de 2003 a 2006. Foi eleito senador pelo DF em 2006, cargo que renunciou no ano seguinte.

Da presença de Rollemberg


Chefe do Buriti homenageou ex-governador, que fez 79 anos nesta terça. Roriz recebeu título de cidadão honorário aprovado há 16 anos na Câmara.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, afirmou nesta terça-feira (4) que o ex-chefe do Buriti Joaquim Roriz foi o "governador que mais marcou a vida de Brasília". As afirmações foram feitas durante cerimônia da Câmara Legislativa, que concedeu título de "cidadão honorário de Brasília" a Roriz, nascido em Luziânia (GO).

"Como pessoa que durante muito tempo fez oposição a Roriz, quero reconhecer que algumas características sempre me despertaram admiração. A determinação e o espírito empreendedor criaram cidades que mudaram a vida de muita gente"
Rodrigo Rollemberg,
governador do Distrito Federal

O político também disse reconhecer em Roriz qualidades como "determinação" e "espírito empreendedor". Rollemberg citou obras como a hidrelétrica de Corumbá IV, o Metrô e a Ponte JK ao elogiar o adversário político, a quem fez oposição desde 1995 na Câmara Legislativa.



"Como pessoa que durante muito tempo fez oposição a Roriz, quero reconhecer que algumas características sempre me despertaram admiração. A determinação e o espírito empreendedor criaram cidades que mudaram a vida de muita gente", declarou Rollemberg, sob aplausos de familiares, aliados e admiradores do ex-governador.

"Faço aqui um gesto de reconhecimento por essa trajetória. De todos os governadores que passaram na história de Brasília, concordem ou não, [Roriz] foi o que mais marcou a vida de Brasília."

Em todas as vezes que foi citado ou assumiu a palavra, Rollemberg foi alvo de protestos do público. Um grupo de 50 concursados da Polícia Civil que aguardam nomeação fez "apitaços" e gritou palavras de ordem como "nomeia, nomeia" durante o evento.


Fontes - G1/R7/Jornal de Brasília
Leia também em www.agenciasatelite.com.br

Nenhum comentário




Latest Articles