Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Qualificação – Inaugurada unidade do Senac em Santa Maria

A unidade da cidade já inicia com a oferta de três cursos profissionalizantes nas áreas administrativa e hospitalar, totalmente gratuitos para a comunidade.



Com o compromisso de contribuir na qualidade dos serviços prestados para a comunidade de Santa Maria, o Senac em parceria com a Administração Regional, firmaram no último dia 20/08, convênio para a instalação de uma unidade de atendimento na cidade. A unidade de Santa Maria disponibilizará inicialmente para comunidade local três cursos de capaci-tação profissional. O acordo estabelece que as instalações e as aulas serão cedidas pela Administração, enquanto o Senac atuará na questão logística e didático/pedagógica. Assim, foram preparadas cinco salas de aula, recepção, refeitório e banheiros, em uma área de aproximadamente 500 m2, localizada na QC 01, Área Especial, Lote B, no centro administrativo, ao lado da Agência do Trabalhador. O espaço que há muitos anos estava ocioso, servindo apenas para acomodação de objetos de uma extinta “entidade assistencial”, que não cumpria com o seu objetivo. “Decidimos disponi-bilizar este espaço que estava ocioso para ajudar a formar mão de obra qualificada a fim de atender a demanda do mercado de trabalho carente de especialistas”, disse o administrador da cidade.

Em menos de 24h, as 90 vagas disponibilizadas foram preenchidas e de acordo com a Administração Regional, o núcleo social do órgão alimenta um banco de dados com registro de todos que almejam participar dos futuros cursos oferecidos pelo Senac/Santa Maria.

O primeiro a se inscrever para um dos cursos oferecidos pela unidade, foi o desempregado Ivan Jesus Campos Chaves, 39 anos. Segundo ele, a parceria entre a Administração e o Senac servirá para o enriquecimento do currículo de muitas pessoas que necessitam de qualificação de mão de obra em Santa Maria, além da aquisição de conhecimentos. “Quem não estuda fica para trás”, disse.

Para a gerente do Senac/Gama, responsável também pela unidade de Santa Maria, Maria do Carmo Maia, a ampliação de vagas acontecerá gradativamente de acordo com a demanda e a necessidade do mercado de trabalho. “Iniciaremos com esta pequena unidade e em breve expandiremos os nossos cursos de acordo com a demanda, pois entendemos que Santa Maria é uma cidade carente de qualificação profissional”, enfocou.

Da disponibilização do espaço

A Administração Regional de Santa Maria, foi um dos principais órgãos responsáveis pela instalação da unidade na cidade. “O órgão não mediu esforços para conseguir trazer a unidade para cidade e assim atender a demanda de qualificação profissional da comunidade”. Contou o Prefeito Comunitário Alan de Brito.

A instalação da unidade em Santa Maria, é uma reivindicação antiga dos moradores e constantemente cobrada em audiências e solenidades realizadas, por lideranças locais e principalmente pelo prefeito comunitário Alan de Brito, que tem como jargão principal a “instalação de unidades do Sesc, Senac, Sanai e Escola Técnica em Santa Maria”. Ele acredita foi dado o pontapé inicial e espera que não fique somente na unidade implantada e sim, que sejam disponibilizados terrenos para que essa cresça e que outras sejam instaladas na cidade. “O que queremos é ver os nossos jovem capacitados para o mercado de trabalho, pois é um direito de todo cidadão e um dever do estado”, finalizou.



Fonte - Agência Satélite

Nenhum comentário




Latest Articles