Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Um por todos e todos por.....si? – Pequeno grupo de lideranças consegue a presença do Secretário de Saúde na cidade.

Mesmo com a omissão da maioria dos que se dizem lideres, grupo consegue chamar a atenção do governo e Secretário de Saúde comparece na cidade para ouvir as lideranças.



Lideranças comunitárias de Santa Maria fizeram no último sábado (17), uma manifestação pedindo a reabertura da pediatria e o não fechamento da maternidade do Hospital de Santa Maria.

Segundo o prefeito comunitário Alan de Brito, apesar de pequena em número de pessoas, a manifestação chamou a atenção ao ponto de o governo ordenar a presença do Secretário de Saúde, Fábio Godim para conversar com os manifestantes momentos após o início da caminhada. Ao chegar ao Hospital, Godim tentou aliar o problema à falta de recursos em que atravessa o governo. Todavia, foi indagado pelo prefeito Alan de Brito sobre o destino dos recursos do Governo Federal que são específicos para a saúde pública. “Não temos nada a ver com despesas e falto de recursos do GDF, pois a saúde é custeada pelo Governo Federal. Se não tem dinheiro, então o que estão fazendo com este recurso específico?” Indagou.

Não tendo outra saída, o secretário desmentiu a ameaça de fechamento da maternidade e disse que situação era ao contrário. “Estamos estudando é o fechamento da maternidade do Gama e transferi-la para Santa Maria”, informou.

Diante das justificativas do Secretário, as lideranças presentes à reunião, cerca de oito, prometeram intensificar as cobranças, ameaçando chamar inclusive a imprensa para mostrar mais uma vez a realidade caso o governo não tomasse providencias imediatas.
Godim então tomou a decisão de que na segunda (19) iria aumentar o número de pediatras, bem como em vinte, a quantidade de horas trabalhadas pelos servidores, para que assim, o atendimento transcorresse normalmente no hospital. “Ele ligou para a sua secretária e a pediu que providenciasse toda a documentação necessária para a publicação da medida no Diário Oficial de segunda-feira (19), uma vez afirmar que era uma situação fácil de se resolver. Todavia, ao passar de uma semana, as coisas continuam do mesmo jeito e ninguém no governo sabe falar das mudanças prometidas pelo secretário”, disse Alan
O prefeito ainda afirmou que, para dar oficialidade a reunião, foi lavrada uma ata que também foi assinada pelo secretário, onde consta todas as promessas feitas por ele às lideranças.

Da manifestação

Mais uma vez as pseudas lideranças de fim de semana da cidade abandonam o barco e não participam de ato em prol da melhoria da qualidade de vida da população. Das mais centenas que comparecem a solenidades para distribuição de diplomas ou cafés da manhã, apenas sete compareceram ao ato. As demais, sequer saíram do aconchego dos seus lares para dar o tom da graça de se fazer presente à reunião com o Secretário de Saúde do GDF, para reivindicar um direito da comunidade, talvez porque não tinha distribuição de diploma ou café da manhã, mas ainda assim, insistem em se dizerem lideres, há, há, há.

Outro fato marcante, foi o calote dado por um empresário local, que se diz liderança e que inclusive já foi administrador da cidade, que garantiu a presença de um dos seus trios elétricos para reforçar o manifesto e na hora, desconversou e não apoiou a manifestação. “Ele fez todos de besta, pois prometeu o trio com antecedência e quando ligamos para ele, inventou um monte de coisas para não ceder o veículo”, disse um dos organizadores do manifesto. Procurado para dar sua versão, o empresário não atendeu às ligações, bem como não foi encontrado no seu escritório.

A falta do empresário não desanimou os poucos que lutam por uma Santa Maria mais digna, pois um morador, vendo a garra dos manifestantes, colocou o seu veículo (carro de som) a disposição e percorreu todo o trajeto ao lado das lideranças. "É muito gratificante ver que pessoas ainda lutam pela nossa cidade sem querer algo em troca”, disse entusiasmado.


Entre as lideranças presentes, estavam Alan de Brito, Joana D’arc, Ilso Firmino, Tota (presidente do Conselho de Saúde), Carlos do Conseg, entre outras.



Fonte Agencia Satelite

Nenhum comentário




Latest Articles