Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Declarada guerra ao mosquito da dengue em Novo Gama

Em meados do mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Gama iniciou uma grande mobilização contra o aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue, do Zika Virus, e da Febre Chikungunya.
O lançamento da campanha aconteceu na Praça da Fé, em frente à Paróquia Imaculada Conceição e contou com as presenças do Prefeito Everaldo Vidal, de todo o Secretariado Municipal, da Chefe da Regional de Saúde do Entorno, Lúcia Perdigão e de vereadores da base.
O prefeito Everaldo Vidal fez questão de acompanhar de perto os trabalhos realizados durante os primeiros dias e afirmou que o governo está preparado para “declarar guerra ao mosquito transmissor da doença”. “Para nós, este trabalho que vamos realizar, é um decreto de guerra contra o mosquito da dengue. Conversei com todo secretariado recentemente, e pedi que eles fizessem uma revisão nas suas salas e prédios. Todos nós estamos engajados nesta tarefa. Vamos dar uma geral em nossa cidade e tentar chegar a todas as casas do município. Iremos bater de porta em porta para fazer a limpeza e identificar onde tem criadouro do mosquito. Aquela casa que estiver fechada, nós vamos tentar uma ordem judicial para abri-las e fazer a limpeza, pois estamos a partir de hoje cuidando da nossa família e vamos de peito aberto, limpar a nossa cidade. O sucesso deste trabalho só depende de cada um de nós. Com sol ou com chuva, nós vamos acabar com esse mosquito”, disse o Prefeito Everaldo.
A ação é uma realização da Prefeitura do Novo Gama em parceria com o Governo de Goiás, Corpo de Bombeiros, Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Coleta Seletiva do Novo Gama, que numa ação conjunta, promoverão a força tarefa para a limpeza de ruas, avenidas e terrenos baldios com recolha do lixo e do entulho, orientação da população com a distribuição de cartilhas,  visitas a ferros velhos, oficinas e residências, para a identificação de possíveis focos e criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Everaldo ainda lembrou que o trabalho não se resumiria somente na ação realizada nos primeiros dias. “Iremos intensificar o trabalho dia a dia para que possamos erradicar a doença em nosso município, pois de nada adianta fazer esta campanha grandiosa se não darmos prosseguimento e mantermos o trabalho realizado”, explicou.
Para a dona de casa Jaciara Ferreira, moradora da quadra 470, do Pedregal, a força tarefa a agradou e veio em boa hora para os moradores da região. “Gostei muito do trabalho feito aqui hoje, principalmente por causa das crianças. Isso evita que as elas peguem esta doença. A minha mãe já teve dengue e ela reclamava de muitas dores no corpo e na cabeça. Além disso, a febre dela foi às alturas. Eu a levei ao Posto de Saúde 24h do Novo Gama, ela logo foi medicada e se recuperou”, disse em tom de alívio.

A então Secretária Municipal de Saúde, Tânia Brandão ressaltou que é muito importante à colaboração da população. Ela pede que os moradores verifiquem calhas e as tampas das caixas d´agua, jogue o lixo e o entulho em lugares adequados e que tenham o cuidado em guardar as garrafas de cabeça para baixo, para evitar o acumulo de água. 









Fonte Agência Satélite

Nenhum comentário




Latest Articles