Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - NOVO GAMA IPTU/2024


Eleições indefinidas – Apesar de rumores, em Novo Gama os candidatos ainda não foram definidos.


O próximo processo eleitoral de Novo Gama, está mexendo com a imaginação da população e de vários segmentos políticos do município, tudo porque há menos de um ano das eleições, ainda não se tem ao certo os nomes que irão concorrer ao cargo de Prefeito da cidade. Várias especulações estão sendo levantadas em relação aos postulantes já conhecidos para a disputa, inclusive com receio de que esses não sejam candidatos como muitos acreditam e assim, abram espaços para alguns nomes já conhecidos que seriam as opções. São os casos de Sônia Chaves (PSDB), que seria candidata natural ao processo. Todavia, devido a duas derrotas consecutivas, pode não querer arriscar a mais essa disputa, ser derrotada e ver a sua carreira política ir pelo ralo definitivamente. Especula-se também que questões judiciais podem impedi-la de ser candidata nas próximas eleições.
Com relação a Carlinhos do Mangão (PSB) e Alan do Sacolão (Rede), a decisão de quem será o candidato só acontecerá após o mês de abril. Isto, devido a um acordo firmado entre ambos, de que apenas um sairia candidato ao cargo majoritário e que essa decisão só aconteceria após a realização de pesquisas, sendo a última após o mês de abril. Acontece que os dois pré-candidatos estão a todo vapor correndo as ruas do município em busca de conquistar espaços e quem sabe, cair nas graças da população, garantindo assim, a vaga em conformidade ao acordo firmado entre ambos ainda em 2015.
O caso que está causando maior expectativa, é com relação a reeleição do Prefeito Everaldo (PP). Fontes políticas do município não acreditam que ele possa ser candidato a reeleição, devido ao altíssimo índice de rejeição que apresentou nos últimos meses e apontado em pesquisas realizadas no município. Dizem que esse índice chegou a casa dos 75%.
O governo Everaldo está fazendo o que pode para colocar o executivo nos trilhos e poder, definitivamente, decolar. “Quando assumimos o governo, encontramos uma máquina sucateada e endividada e estamos aos poucos pagando as dívidas e desenvolvendo ações em parceria, principalmente com o Governo Federal para trazer maior qualidade de vida aos moradores do município”, explicou o Prefeito Everaldo.
O referencial do governo Everaldo é a Secretaria de Infraestrutura Urbana, ocupada por Warlei Lúcio (PMDB). Sob o comando de Warlei, a pasta realizou desde o início da atual gestão, mais de setenta e sete ações que levaram maior conforto e comodidade para a população novogamense. “Trabalhamos diuturnamente para garantir qualidade de vida e cumprir os compromissos assumidos junto à comunidade”, explicou o secretário.
Apesar das inúmeras ações realizadas pelo governo, o nome de Everaldo Vidal não é bem quisto pela população em uma eventual candidatura a um segundo mandato. Assim, o nome do secretário Warlei ganha força, pois seria o segundo nome mais forte dentro o governo (o primeiro é o de Everaldo). Nos bastidores da política municipal já rondam comentários de que, caso Everaldo não saia candidato, o nome de sua escolha seria o de Warlei. O secretário desconversa e diz que está colaborando com o governo, seguindo o compromisso feito desde a campanha passada. Todavia, deixou escapar que poderá se desvincular do governo em março (data limite para afastamento de eventuais candidatos). Trocado por miúdos, tudo indica que Warlei estaria se preparando para uma eventual candidatura ao posto de prefeito, caso Everaldo não seja candidato.
Warlei Aparecido Lúcio da Silva tem 40 anos, é casado e pai de um filho. Chegou em Novo Gama em meados de 1983, com apenas oito anos de idade. É empresário do ramo de supermercado, além de secretário do PMDB de Novo Gama (até dezembro ocupava a presidência). Foi um dos principais articuladores políticos da campanha do prefeito Everaldo Vidal. Ocupa por exatos três anos a Secretária de Infraestrutura Urbana, sendo uma das principais pastas do executivo e responsável pelas ações municipais, das quais podem se destacar a construção e reforma das unidades de saúde, troca da iluminação pública nas principais avenidas, construção de 135 unidades habitacionais que será iniciada nos próximos meses, construção de quatro creches públicas, construção de quadras poliesportivas, implantação da usina asfáltica, construção da Praça da Fé, revitalização da entrada da cidade, recapeamento asfáltico e operação tapa-buracos em várias vias, além da manutenção em vários espaços públicos e uma das maiores obras públicas já realizada no município que é a urbanização da Vila União, além do início das obras de contensão às erosões do Pedregal e Lago Azul.
O prestígio de Warlei Lúcio é tamanho dentro do governo que além de todas as ações realizadas à frente da Secretária de Infraestrutura Urbana, ele ainda atua de forma impar na função de Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada, que atualmente está realizando o curso de formação dos Guardas Municipais, projeto do vereador Narciso de Carvalho (PPL)
Uma das principais obras realizadas pela pasta comandada por Warlei Lúcio foi a recuperação do antigo esqueleto onde outrora seria construído o hospital municipal, que por iniciativa do secretário, o local foi transformado no departamento de obras do município, bem como na usina de fabricação de massa asfáltica. “No início, diziam que o local teria de ser demolido, pois não servia para mais nada. Todavia, entendemos que ali poderia ser transformado em uma extensão da Prefeitura. E assim fizemos”, explicou. Warlei completou dizendo que nos próximos dias a sede do Serviço de Limpeza Urbana – SLU, poderá ser mudada para o local. “Ali os servidores do SLU terão maior comodidade, privacidade, além de um espaço amplo que oferecerá melhores condições de trabalhos para eles”, disse.
O fato de Warlei Lúcio ser lembrado como sendo o nome capaz de substituir Everaldo nas próximas eleições, se fez pelo carisma que possui junto à comunidade. “Seu jeito simples, educado e a sua personalidade positiva nas suas ações, o qualifica como sendo uma pessoa a altura para substituir Everaldo em uma eventual desistência”, afirmou o aposentado José Afrânio de Mendonça. “Se for da vontade de todos, colocarei o meu nome à disposição do partido, para ser uma opção para prefeitura em 2016, caso Everaldo não seja candidato, condição que acho pouco provável. Tenho respeito e acredito que o prefeito colocará o seu nome e neste caso, poderei optar por não concorrer a nenhum cargo eletivo. Eu avalio que que o cenário político, pelo fato de eu ser um dos secretários mais próximos a Everaldo e responsável por uma das principais pastas, garanta uma maior aproximação do governo junto à comunidade”, justificou ele.
Segundo Warlei, “muito provavelmente” o não PMDB vai lançar candidato ao cargo de prefeito. Porém, afirma que essa é uma possibilidade que possa ser repensada, caso haja uma mudança no cenário político municipal.
Pelo visto Warlei quer evitar uma disputa interna que poderia atrapalhar os planos de Everaldo de se manter no poder em Novo Gama na próxima legislatura, acreditando numa nova parceria no próximo pleito. Todavia, não poderia deixar escapar a oportunidade do PMDB voltar ao comando do município após dezesseis anos. “Retornar ao comando do município após esses anos seria ótimo para o partido. Porém, não poderíamos jogar por terra um projeto que construímos juntos e pretendemos concluí-lo da mesma forma, é um caminho natural e é o que deseja o PMDB”, finalizou Warlei.
Diante das várias especulações que rondam a política novogamense, Warlei se mostra indiferente e diz que o PMDB local trata esse caso com tranquilidade, para que o devido processo legal ocorra. “Vamos aguardar o andamento do processo eleitoral para ver qual será o nosso posicionamento”, finalizou.
Pelo visto os próximos candidatos ao cargo de Prefeito de novo Gama só serão conhecidos às vésperas de começar a campanha eleitoral, pois até o momento tudo o que se ouve são somente especulações.
Além de Warlei Lúcio, outros nomes correm por fora e podem servir de opção ao eleitorado, entre os quais estão o de Narciso de Carvalho (PPL), que nas últimas eleições abocanhou mais de 5mil votos para deputado estadual e está no terceiro mandato de vereador, o de Medeiros que possui grande simpatia política e também está no terceiro mandato de vereador, o do médico Dr. Carlos do PSol, que tem a candidatura quase certa, além de uma infinidade de nomes que podem surgir e mudar o processo eleitoral do município.


Fonte - Agência Satélite

Nenhum comentário




Latest Articles