Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Carta achada com jovens infratores no DF tem ameaças de morte e rebelião

Em texto semelhante a rap, eles reclamam do corte de TV e cigarros. Grupo diz ter facas e fala em queimar servidores com colchão; GDF apura.

Raquel Morais
Do G1 DF

Trecho de carta achada por agentes socioeducativos na Unidade de Internação do Recanto das Emas, no Distrito Federal, com ameaças de morte e rebelião (Foto: Reprodução)

Agentes socioeducativos acharam uma carta com ameaças de “arrancar cabeças” e fazer rebelião em um alojamento da Unidade de Internação do Recanto das Emas, no Distrito Federal, nesta quinta-feira (2). O espaço atende adultos de até 21 anos detidos por terem cometidos atos infracionais na adolescência – em geral, roubo, homicídio, tráfico, latrocínio e estupro. No texto, escrito em trechos semelhantes a versos de rap, jovens reclamam da retirada da televisão do quarto e do corte de cigarros, dizem que têm facas para usar contra funcionários e falam em “queimar [servidores] com os colchão”.

Esse tipo de carta serve para alertar a todos que não trabalhamos em uma creche e só reforça que estamos no caminho certo ao tentarmos manter um mínimo de segurança nas unidades"
Cristiano Torres, 
presidente do Sindicato dos Servidores do Socioeducativo

A corregedoria da Secretaria da Criança abriu investigação a respeito e comunicou o ocorrido à Polícia Civil, à Polícia Militar, ao Ministério Público e à Vara da Infância e Juventude. Um dos possíveis autores da carta foi identificado e, segundo servidores, encaminhado para o módulo de reflexão. Ele deve permanecer no local até que seja definida a punição para o caso.

A carta faz citação direta a sete funcionários. Nunca houve registro de agressão a agentes na unidade. O Sindicato dos Servidores Socioeducativos informaram que, mesmo assim, todos foram orientados a registrar ocorrência na Polícia Civil até o início da próxima semana.

“Quero ver vir me tira no dia da rebelião tem um tal de amarelim ele é cheio das gracinha no dia da rebe ele vai virar rosinha. [...] Os agente foi dominado, os ladrão tão revoltado nessa porra de Ciago [antigo nome do local]”, diz um dos trechos da carta.

Presidente do sindicato e citado no texto, Cristiano Torres afirma que há déficit no número de servidores e faltam equipamentos de proteção individual. Ele também declarou que as ameaças são constantes.

“Esse tipo de carta serve para alertar a todos que não trabalhamos em uma creche e só reforça que estamos no caminho certo ao tentarmos manter um mínimo de segurança nas unidades”, afirma.

Com capacidade para 229 jovens, a Unidade de Internação do Recanto das Emas tem atualmente 195 homens em regime de internação. A capacidade do espaço é para 229. O estabelecimento é exclusivo para o atendimento de adultos que ainda cumprem medida socioeducativa.

Policiamento
O Ministério Público recomendou ao GDF que instale até setembro postos da PM em todas aas quatro unidades de internação. De acordo com o órgão, a medida visa garantir proteção integral de adolescentes infratores, agentes socioeducativos e vizinha. O pedido foi feito nesta quarta-feira (1º). O Executivo disse que ainda não foi notificado a respeito.

O MP também recomenda que haja presença contínua dos policiais dentro das unidades. Entre as razões apontadas pela Promotoria de Defesa da Infância e Juventude estão os riscos de rebeliões e as eventuais rixas entre jovens.

“São 862 adolescentes e jovens nas unidades de internação do DF. Muitos foram internados em razão da prática de atos infracionais graves, oriundos de gangues e rixas. Por isso, os socioeducandos tornam-se vulneráveis a serem vítimas de vingança ou de represálias pelos atos praticados”, explicam os promotores Luciana Medeiros e Renato Varalda.

Também há a possibilidade de fugas e resgate de adolescentes, tanto dentro das unidades quanto durante o trajeto para os fóruns. “São situações que expõem a risco de morte os adolescentes, os jovens e os atendentes de Reintegração Social (ATRS), que não possuem autorização para portar armas em serviço”, completam.



Fonte - G1/Distrito Federal

Nenhum comentário




Latest Articles