Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Lideranças de Santa Maria recebem homenagem





A Associação Nacional do Líder Comunitário - Analc, prestou uma homenagem a lideranças comunitárias de Santa Maria no mês em que é comemorado a data em homenagem a esses verdadeiros guerreiros. A homenagem começou na última segunda-feira (02), em uma sessão realizada no plenário da Câmara dos Deputados Federais e encerrará na próxima sexta-feira (03/06), em nova sessão, desta vez a ser realizada no plenário do Senado Federal.
Líderes que possuem representatividade nos mais variados segmentos da cidade foram convidados a participarem dos eventos e serem agraciadas com certificado de mérito por relevantes serviços prestados à comunidade santa-mariense. De acordo com o presidente da Analc, Ilço Firmino Neto, comemorar a data é muito importante, pois muitas vezes, o líderes comunitários trabalham no anonimato. “É preciso que esses heróis comunitários tenham reconhecido o seu trabalho, uma vez que, o avanço da cidade se deve muito a eles que na maioria das vezes exercem o seu trabalho sem qualquer intensão a não ser o de ver resolvido determinado problema”, disse o presidente.
“Em muitas localidades de Santa Maria, só conseguimos identificar alguns problemas pelas mãos destes senhores e senhoras que aqui hoje estão e que jamais mediram esforços para resolver os problemas daquela comunidade, sem qualquer tipo de recompensa”, disse a deputada Liliane Roriz (PTB) na sessão solene em comemoração à data, realizada no dia 05/05. Com essas palavras, a deputada, reconheceu o que classificou como o “mais cansativo trabalho existente no planeta, mas gratificante”.
Já o governador Rodrigo Rollemberg lembrou que esta é uma atividade não regulamentada, mas que exige um savoir faire (termo em francês que significa uma maneira certa de saber fazer) que, segundo ele, só se aprende vivendo. Em seguida, questiona: “Que futuro vocês estão imaginando. Para quem vive no DF hoje? Esta é uma pergunta difícil de ser respondida. É importante lembrar que a nossa capital tem a memória e esta memória está com vocês”, afirmou na solenidade realizada na última segunda-feira (16/05).
A resposta é dada pelo presidente da Analc. “Esta é uma luta que a gente só para quando morre. A mídia só foca nas más notícias sobre as cidades, esquecendo-se de como as lideranças comunitárias se articulam, se mobilizam e fazem acontecer”, disse Ilço Firmino, arrancando aplausos.
Para o Prefeito Comunitário de Santa Maria, Alan de Brito, lembrou que, antigamente, não existiam recursos tecnológicos nem redes sociais, grandes facilitadores para o trabalho das lideranças comunitárias, o que torna ainda mais respeitável a luta dos mais velhos. “Vocês, mais jovens, nos inspiram em tudo o que fazemos para caminhar junto com vocês, pois, quando a nossa luta começou, em Santa Maria não tinha nem água encanada e energia direito, quem dirá computador e celular. Mesmo assim, passamos aquela fase e conseguimos erguer uma cidade. Com a tecnologia de hoje, podemos fazer infinitamente mais pela nossa cidade”, frisou.
Aproveitando o momento de tamanha homenagem, o empresário Samuka, uma respeitável liderança da cidade, reforçou que todos destacaram-se pela liderança, pela militância e por lutar pela garantia dos direitos de todos. “Se hoje não está tão bom, poderia estar muito pior, se não fosse o legado que os senhores e as senhoras construíram. Hoje se temos um comércio mais organizado, ruas asfaltadas, um hospital, praças e outras infinidades de benfeitorias, é graças a cada um dos verdadeiros líderes que não mediram esforços e vestiram de verdade a camisa de Santa Maria. Em nome de toda a população agradeço por tudo o que fizeram”, enfatizou.
Outra importante liderança da cidade, o educador e jurista Dr. Paulo Paracatu, destaca da importância do reconhecimento das lideranças comunitárias, não somente de Santa Maria e sim de todo o DF. “Demos o pontapé inicial para a construção de uma entidade representativa de fato e de direito que pudesse lutar pelos direitos de todas as lideranças comunitárias do país. A Analc foi uma luta de todos aqueles que acreditaram que juntos pudéssemos ser mais fortes. O resultado está aí. Hoje, os líderes comunitários estão sendo reconhecidos nas mais altas esferas políticas do país. O Congresso Nacional já reconhece o trabalho do líder comunitário realizando sessões solenes em homenagem a esses heróis nacionais. Parabéns às lideranças de todo país”, felicitou.
Para comemorar a data, está sendo cumprido uma extensa agenda de atos em comemoração ao dia do Líder Comunitário:
02/05 – Sessão Solene na Câmara dos Deputados;
05/05 – Sessão Solene na Câmara Legislativa;
05/05 – Café da manhã na Administração do Gama;
05/05 – Reunião na Prefeitura de Valparaiso de Goiás;
16/05 – Solenidade do Palácio do Buriti;

03/06 – Solenidade no Senado Federal.



Fonte - Agência Satélite

Nenhum comentário




Latest Articles