Guarda Civil Municipal – Um novo modelo de segurança


 A Guarda Civil Municipal está completando um ano e os resultados não poderiam ser melhores.

Dayse Rodrigues/ASCOM

Os desafios da segurança pública desdobram-se de múltiplas maneiras, ainda mais no que tange à prevenção. O modelo que conhecemos marcado por forte repressão demonstra cada vez mais suas debilidades e urge pensar a segurança como política de Estado, trabalhando em todas as frentes para evitar que mais crianças e jovens sejam cooptados pelo crime e agindo antes que ele aconteça. É neste cenário que iniciativas como a criação das Guardas Civis Municipais aparecem como alternativa real e eficaz.

A Guarda Civil Municipal e a Lei

A opção por este modelo de segurança tem crescido em todo o país, esta ascensão deve-se à Lei nº 13.022/2014 que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais e as permitem realizar a segurança preventiva é, esta mesma lei, que dá autonomia aos municípios para que, por força de lei, criem suas Guardas Municipais.

Em Cidade Ocidental a GCM surge a partir da Lei nº 1004, de 14 de junho de 2016, que extingue o cargo de Guarda Patrimonial e cria os Guardas Civis Municipais alocados em 1ª e 2ª classe, dividindo as funções em segurança patrimonial e patrulhamento operacional respectivamente.

A transição de uma classe para a outra é feita através do curso de formação realizado em parceria com o Instituto Federal do Goiás e a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária, os candidatos cursam mais de 1.100 horas aula que vão desde Direito Penal à aulas sobre o uso progressivo da força. Com uma base sólida de formação focada na dignidade da pessoa humana e intenso treinamento físico os alunos estão prontos para assumir a nova função.

Resultados positivos e reconquista da confiança

A Guarda Civil Municipal trabalha em parceria com as outras forças de segurança, seja auxiliando a Polícia Militar ou, até mesmo contribuindo para as ações de fiscalização realizadas em conjunto órgãos fiscalizadores como a Postura, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.

Desde que começou a operar, em 05 de janeiro, os GCM’s já recuperaram sete carros roubados, praticamente zeraram as incidências de depredação do patrimônio público e garantiram, em especial aos que praticam esportes na orla do lago Jacob, a tão desejada sensação de segurança, além disso, asseguraram a realização pacífica de eventos de grande porte, como foi o caso do carnaval deste ano que aconteceu sem nenhuma ocorrência.

A Guarda Municipal atende com 41 agentes operacionais e 53 dedicados ao patrimônio e contam também com 03 viaturas que cobrem toda a Cidade, incluindo os bairros Jardim ABC, Edite e Mesquita.

As denúncias podem ser feitas através dos telefones: 3605-1221/99852-2275.

Com o empenho de toda a sociedade e a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Cidade Ocidental vai recuperando a confiança da população e trazendo de volta o orgulho de pertencer a este lugar!


Fonte - Ascom Cidade Ocidental


Postar um comentário

0 Comentários