Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Novo conceito de segurança pública em Novo Gama

A recém-criada Secretaria Municipal de Segurança Pública do município já mostra resultados positivos para a população



Uma das principais promessas de campanha do atual prefeito de Novo Gama, município do entorno sul do DF, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, vem mostrado efetividade e devolvendo aos munícipes a sensação de segurança, principalmente nos bairros mais carentes.

A iniciativa de criação da pasta foi apoiada por autoridades, associações e entidades de classe do município, e defendida na Câmara de Vereadores, quando da chegada do projeto do executivo até a sua aprovação por unanimidade.

Entre as atribuições da Secretaria estão a de gerenciar a Guarda Civil Municipal, com objetivo de oferecer melhor suporte às Polícias Militar e Civil e coordenar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), atuando em todo município.

A justificativa para a implantação da Secretaria era de transformá-la numa pasta exclusiva e definitiva de segurança pública, retirando do gabinete do prefeito municipal, através da Secretaria de Governo a responsabilidade pela segurança pública, deixando a especialidade sob a exclusividade de uma pasta específica.

O escolhido para ocupar a vaga foi o “Sargento Jesson”, que de acordo com informações acumulará ainda o comando dos gabinetes de Defesa Civil e GGIM do município, além de em breve, a fiscalização de trânsito que poderá ser desmembrada da Secretaria de Transportes.

Sargento da reserva da Polícia Militar do Estado de Goiás, onde atuou 31 anos, Jesson Rodrigues Ferreira, 56 anos, é casado, pai e avó, tem três filhos e três netos, além de ser morador do município há 32 anos. É especialista em segurança pública e “conhecedor de cada rua do município”. Ele ainda foi um dos principais apoiadores da campanha do atual prefeito.

Para o secretário, a intensão da pasta e mostrar resultados positivos imediatos para população. “Recebemos do prefeito Carlinhos do Mangão a missão de melhorar a segurança pública do município. Para tanto, estamos reformulando a maneira de atuação da Guarda Civil Municipal, principalmente na capacitação e valorizando do profissional dentro das suas funções, para a partir de então, colocar um profissional pronto e capacitado para atuar na segurança pública do município. O nosso objetivo é extinguir o conceito popular de que o GCM atua tão somente na guarda do patrimônio, mostrando a sua real função que é a de garantir, também, a segurança dos munícipes em parceria com os demais órgãos de segurança do estado”, disse.

De acordo com ele, houve uma evolução nos últimos 30 anos, principalmente em relação a PMGO em questão equipamentos e salário, porém não houve aumento de efetivo o que afetou diretamente na segurança pública. “Com a criação das Guardas Municipais a sensação de segurança melhorou, mas é preciso ainda mais. Assim, com a implantação das Secretarias de Segurança, acredito que haverá melhor aproveitamento das estratégias e ações das forças de segurança nos municípios e em Novo Gama não será diferente, pois temos o foco voltado especificamente para a área”, pontuou.

Algumas medidas imediatas já estão sendo adotadas pela Secretaria, entre as quais a criação da Guarda Municipal Rural, que será um departamento integrado na GCM, além da aquisição e recuperação de veículos. “Desde que assumimos, já estamos com 8 veículos em operação e na ultima semana recebemos da Prefeitura mais um em condições, ou seja, a partir dos próximos dias teremos 9 veículos patrulhando, aonde poderemos incrementar o policiamento preventivo nas ruas do município”, afirmou.

Atualmente são 92 GCM capacitados para operações preventivas de segurança, sendo 47 desses com armamento, de um total de 192 Guardas Municipais. A expectativa, segundo o secretário é capacitar mais 50 guardas nos próximos dias, aumentando esse numero para 97 agentes aptos e armados nas ruas. O secretário afirmou que a intensão é de capacitar dos os GCM até o final do ano.

Trânsito

De acordo com o secretário, estão em estudos a sinalização vertical e horizontal, além de mudanças do trajeto nas principais ruas e avenidas. A partir de então começará a fiscalização de transporte. “Primeiramente estamos organizando o trânsito para a partir de então começarmos com campanhas educativas e de fiscalização. Para tanto, a fiscalização só poderá ser implantada a partir da criação do pátio municipal, ainda sem área definida”, pontuou.

O secretário pontuou ainda que a Defesa Civil será de competência da Secretaria Municipal de Segurança Pública, aonde ele ocupará ainda a função de coordenador do órgão. “Com isso, o que se refere a segurança pública está sendo centralizado em uma única pasta.”

Para finalizar o secretário comunicou que já está em estudos diversas operações a serem realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, em parceria com a PMGO, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos estaduais e municipais, a fim de garantir a segurança em Novo Gama.

Fonte - Agência Satélite

Nenhum comentário




Latest Articles