Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Árvore jorra água uma vez por ano e intriga aldeia de Montenegro, na Europa, desde 1990

O fenômeno, considerado até "milagroso" por alguns moradores da região, ocorre devido a uma fonte de água subterrânea sob a planta

Por Ana Sachs

A amoreira na aldeia de Dinoša, em Montenegro, verte água como se fosse uma cachoeira há pelo menos 20 anos — Foto: Flickr / Water Alternatives Photos / Creative Commons

Uma árvore amoreira que jorra muita água pelo tronco uma vez ao ano intriga os moradores da aldeia de Dinoša, em Montenegro, país no sudeste da Europa. O fenômeno começou a ocorrer em 1990 e, desde então, vem se repetindo por um ou dois dias anualmente.

A amoreira começa a jorrar água durante a temporada de chuvas na aldeia de Dinoša — Foto: Wikipedia / Argus News / Creative Commons

"Isso tem acontecido nos últimos 20 a 25 anos ou até mais. Essa árvore tem mais de 100 anos, talvez até 150", disse Emir Hakramaj, um morador da aldeia, em entrevista à rádio Free Europe.

Apesar de chamar atenção e ser até considerado um "milagre" por alguns habitantes da região, o raro fenômeno teria uma explicação bem menos "sobrenatural".

O fenômeno raro é considerado natural, mas há quem veja um "milagre" — Foto: Wikipedia / Argus News / Creative Commons

De acordo com Emir, a árvore fica em cima de uma fonte de água subterrânea, que inunda com as chuvas logo após o fim do inverno. Devido à pressão abaixo do solo, o líquido abre caminho por cavidades ocas no tronco e jorra para fora com bastante força, como se estivesse sendo bombeado.

“Não é uma lenda. Não somos pessoas que têm inclinação a inventar coisas. É puramente algo natural”, ele comentou na entrevista à rádio.

O fenômeno "transforma" a amoreira em uma cachoeira, vertendo água sem parar a uma altura de cerca de 1,5 metros e atraindo curiosos. O mais intrigante é que a árvore continua viva, transformando a cena em um espetáculo natural pouco comum de se ver.

Nenhum comentário




Latest Articles