Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Novo vídeo mostra em detalhes a colisão entre espaçonave da Nasa e asteroide; assista

Espaçonave atinge em cheio rocha espacial em operação feita em setembro de 2022

Por Filipe Vidon — Rio de Janeiro

Missão Dart atingiu asteroide no espaço — Foto: ESO/M. Kornmesser

Novas imagens revelaram, em detalhes, a dimensão da colisão da sonda Dart, da Nasa, em setembro de 2022, com o asteroide Dimorphos. O cientista Jacint Roger Perez combinou as mais recentes imagens da colisão para formar o vídeo estabilizado do momento em que a espaçonave atinge em cheio a rocha espacial.

O responsável pelas novas fotos foi o satélite companheiro LICIAcube, da agência espacial italiana, que se separou momentos antes do impacto para fazer as imagens de uma perspectiva à distância.

Novas imagens mostram como foi choque da sonda da NASA com asteroide

As imagens mostram a grande coluna de poeira que se espalhou em torno do asteroide. Segundo a Nasa, o impacto liberou mais de um milhão de quilos de material do asteroide e formou uma cauda que se estendeu por mais de 10 mi.

A missão Dart marcou a primeira vez que a Humanidade tentou, e conseguiu, mudar o movimento de um corpo celeste, em um ensaio geral para evitar impactos futuros que poderiam varrer uma cidade inteira do mapa.

"Dart" significa dardo em inglês e é a sigla para Double Asteroid Redirection Test (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo). Foi lançado em novembro de 2021 e atingiu a dupla de asteroides Dídimo — gêmeo, em grego —, uma rocha de 780 metros de diâmetro, e sua pequena lua Dimorfo, que completa uma volta em torno dela a cada 11,9 horas.

“Este vídeo mostra a evolução da nuvem de detritos que foi ejetada depois que a espaçonave Dart da Nasa colidiu com o asteroide Dimorphos. A animação baseia-se numa série de imagens obtidas com o instrumento MUSE montado no Very Large Telescope (VLT) do ESO durante um mês após o impacto”, explicou o Observatório Europeu do Sul.

Evolução da nuvem de detritos em torno de asteroides Dimorfos e Didymos após o impacto do DART
Foto: Observatório Europeu do Sul

Nenhum comentário




Latest Articles