Faleceu na manhã desse domingo
(23), uma das maiores lideranças comunitárias de Santa Maria. José Lopes
Vieira, popularmente conhecido como “seu Zé das Placas” foi uma das personalidades
comunitárias mais conhecidas. Conforme as primeiras informações, ele já vinha
apresentando fragilidade na saúde há algum tempo, mesmo assim, estava sempre
ativo na busca de melhorias para a cidade.
Ele faleceu no dia em que completaria 86 anos, após dias, depois de passar mal e ser socorrido por vizinhos.
Ao longo dos seus 86 anos, sendo
32 desses vividos em Santa Maria, “seu Zé” era pioneiro e alimentava amor
incondicional pela cidade que viu nascer. A dedicação do líder comunitário era
tamanha pela cidade, que ele dedicava parte do seu tempo para cuidar da cidade,
fazendo, muitas vezes, o que o governo deixava de fazer. Entre as suas ações,
se destacava a poda de árvores, pequenos reparos em calçadas, meios-fios,
pinturas, etc. (veja matéria no link).
O velório acontecerá nesta segunda-feira, dia 24 de junho, no cemitério do Gama (Campo da Esperança), na capela 1, a partir das 14h e o sepultamento será às 16:30h.
Arruda
Muito respeitado pelo ex-governador José Roberto Arruda, do qual nutria muito carinho, "seu Zé da Placas" sentiu muito quando da prisão do ex-governador. Nas redes sociais, Arruda externou sua tristeza com a partida do amigo.
"Recebi agora a notícia do falecimento do meu grande amigo Sr Zé das placas, de Santa Maria, que esteve comigo a vida inteira, inclusive nas horas mais difíceis. A ele minha eterna gratidão e a certeza que ele está nos braços do Pai."
A presença do lider nos momentos mais difícieis de Arruda foram notíciados pela imprensa. O Metrópoles publicou matéria sobre o acampamento armado em frente a Superintendencia da PF em 2017. intitulada, "Na porta da Polícia Federal, Zé das Placas pede liberdade para Arruda".
Com uma placa escrito “Volta, Arruda. Deixa o homem trabalhar”, o aposentado critica a prisão de Arruda e companhia.
"seu Zé das Placas", veio para Brasília em 1960, do Nordeste. Ele fazia questão de dizer que conheceu o ex-governador Arruda na CEB, há mais de 37 anos, quando o político começou a carreira como servidor da empresa de energia do GDF. José Vieira diz que já trabalhou como pintor e carpinteiro e se aposentou como funcionário da extinta Vasp. (confira a matéria no link)
A causa da morte, segundo vizinhos, foi que dias antes, o aposentado havia estado na sede da Administração Regional solicitando a poda de uma árvores em frente da sua casa e não foi atendido. Dias após, uma galha se desprendeu e derrubou parte do muro.
O aposentado ficou bastante chateado, chegando a comentar o descaso com vizinhos próximos. mesmo assim, tentou consertar o estrago, quando passou mal, sendo levado ao hospital da cidade. Porém, sem retorno.
"Seu Zé das Placas" será sempre lembrado pelo legado deixado em Santa Maria. Sempre com muita presteza, honestidade, respeito e dedicação pela cidade.
Nenhum comentário
Postar um comentário