A motorista morreu após a espoleta do airbag do veículo que ela dirigia perfurar a sua carótida, em um acidente de trânsito no DF
Reprodução / Redes sociais
A assistente social Marcela Gonçalves Feitosa de Melo (foto em destaque), de 37 anos, morreu após peça do airbag do veículo atingir a carótida dela, no Distrito Federal, na terça-feira (1º/10).
Nascida em Inhuma (PI), Marcela morava em Taguatinga. A assistente social trabalhava no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e também prestou serviços à UniProjeção.
Por nota, o CIEE lamentou o falecimento de Marcela. A instituição também afirmou que tem prestado todo o auxílio necessário à família.
O carro de Marcela não passou por recall. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a montadora anunciou o chamado para reparos em 2020. Até terça-feira (1º/10), data da tragédia, o serviço estava pendente.
Marcela dirigia um Toyota/Etios SD XS, 2015/2016. A motorista morreu após acidente em via movimentada entre o Sudoeste e o Cruzeiro, por volta das 16h30.
Perfuração
Segundo a Polícia Militar (PMDF), o airbag do veículo foi acionado, e a espoleta — sensor responsável pelo acionamento do equipamento — perfurou a carótida da condutora.
De acordo com o portal do Senatran, a montadora anunciou, em novembro de 2020, o recall dos airbags fixados nos assentos do motorista e do passageiro.
Segundo o chamado, o serviço era necessário para corrigir eventual ruptura da carcaça do deflagrador, com risco de dispersão de fragmentos metálicos com a bolsa do airbag.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), o acidente ocorreu em frente ao terminal rodoviário do Cruzeiro.
Quando chegaram ao local, as equipes de socorro já encontraram a vítima sem vida. O caso é investigado pela Polícia Civil (PCDF).
Montadora lamenta e reforça recall
Por nota, a Toyota lamentou a morte de motorista. A montadora confirmou que o veículo foi chamado para recall e que o pedido estava pendente. A empresa ressaltou a importância de os motoristas estarem atentos às campanhas de recall.
Leia a nota completa:
A Toyota se solidariza com a família da vítima e lamenta o ocorrido. Com relação ao veículo, informa que se encontra com campanha de recall pendente desde 2019. Para que a Toyota possa fornecer maiores informações, será necessária perícia técnica.
Aproveitamos para pedir aos proprietários que verifiquem se os seus veículos estão envolvidos na campanha de recall pelo site https://www.toyota.com.br/meu-toyota/servicos/recall, pelo Toyota Assistência 24 horas no telefone 0800 703 0206 ou diretamente com o concessionário mais próximo. Caso o veículo esteja envolvido na campanha de recall, pedimos que o proprietário entre em contato com a Rede de Concessionárias Toyota para realizar o agendamento. O serviço consiste na substituição do deflagrador da bolsa do airbag, tem duração estimada de até 1 hora e é realizado de forma gratuita.
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