Tentativa agora será de apagar o fogo junto aos evangélicos e tentar nova reaproximação
Por Lauro Jardim
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/b/R/AAz1fgQgCHpVttSh7RxQ/113903932-ri-rio-de-janeiro-rj-15-02-2026-carnaval-2026-desfile-das-escolas-de.jpg)
Lula acompanha desfile na Sapucaí: homenagem ao petista em enredo da Acadêmicos de Niterói gera reação da oposição, que prepara ações na Justiça — Foto: Marcelo Theobald/15-2-2026
Todas as pesquisas e trackings que o Palácio do Planalto teve acesso apontam numa só direção: foi catastrófico para Lula o desfile da Acadêmicos de Niterói.
Não só o conjunto da obra não agradou a quem a essa altura o governo deveria querer seduzir — os evangélicos. Foi pior: a ala que representou a "família tradicional" dentro de uma lata de conservas está sendo vista no próprio governo como o símbolo do desastre.
"Todo um trabalho de aproximação com os evangélicos foi jogado fora", diz um líder petista.
Um ministro de Lula chega a dizer que essa ala é a "prova de que o governo não teve qualquer interferência na concepção do desfile".
O fato é que o PT já começou desde ontem a tentar baixar o fogo.
Diz Edinho Silva, presidente do PT:
— A Acadêmicos de Niterói teve e tem autonomia para definir seu enredo e suas alegorias, tentar utilizar uma construção da escola para atacar o presidente Lula chega a ser ridículo; todos sabem do respeito que ele tem pela comunidade evangélica, e pelas suas lideranças.
