Imunização começa por profissionais com maior risco de exposição, como agentes da Vigilância Ambiental e aqueles que atendem pacientes
Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

O Distrito Federal recebeu as primeiras doses da vacina contra a dengue em dose única e iniciou, nessa quinta-feira (19/2), a imunização de profissionais de saúde.
A estratégia prioriza trabalhadores com maior risco de exposição ao vírus e faz parte de um plano para reduzir afastamentos e garantir a continuidade dos serviços públicos.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), neste primeiro momento estão sendo vacinados:
- Agentes de Vigilância Ambiental (Avas), responsáveis pelo combate aos focos do mosquito Aedes aegypti;
- Profissionais que atuam diretamente no atendimento à população, como as equipes de Consultório na Rua (eCR) e de Saúde da Família (eSF).
A nova etapa foi possível após a chegada de doses produzidas pelo Instituto Butantan. Segundo o coordenador da Atenção Primária da SES-DF, Afonso Abreu, a iniciativa tem caráter coletivo.
“Essa é uma medida estratégica de proteção coletiva, que contribui para reduzir afastamentos, garantir a continuidade dos serviços e assegurar assistência qualificada à população do DF”, explica.
As salas de vacina estão abastecidas para atender tanto servidores elegíveis quanto os Avas dos Núcleos de Vigilância Ambiental próximos às unidades.
Paralelamente, a vacinação contra a dengue segue aberta para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos no DF. A expectativa da pasta é fortalecer a rede pública ao proteger tanto o público-alvo quanto os profissionais que atuam na linha de frente do enfrentamento à doença.
